Grau Zero


Chamada 2019.1

Temática: Mass mídia, Democracia e Políticas da Cultura

 

A revista Grau Zero convida pesquisadores, professores e estudantes a refletirem as noções e os papéis desempenhados pela da mídia de massa, particularmente entendida como um potente mecanismo de inflexão nos movimentos democráticos, bem como nas políticas da cultura contemporânea. O interesse em particular é pensar a mídia de massa no contexto da democratização de informação e entretenimento, funcionando não apenas como um mero difusor conteúdo, mas, seu poder de produzir e legitimar artefatos culturais por meio de suas mais diversas formas de produção, reprodução e representações da cultura, sobretudo aquelas comprometidas a atender interesses e demandas, políticas e econômicas neoliberais. Nesse sentido, interessa à presente chamada artigos, entrevistas e resenhas que abordem reflexões cuja temáticas se relacionam a proposição do título deste dossiê: Mídia de massa (mass mídia), Democracia e Políticas da Cultura.

Data limite: 30/12/18.

Obs: Os textos devem ser submetidos pelo próprio site, para fazer a submissão, é necessário ser cadastrado, caso não seja, clique no link acima (cadastro) e preencha os dados do formulário, lembrando que deve ser escolhida a opção autor.

 

Chamada 2019.2

Temática: Cultura Multiletramento e Diversidade Linguística

 

A revista Grau Zero convida pesquisadores, professores e estudantes para pensar e discutir multiletramento e diversidade linguística, partindo de uma concepção de leitura, escrita consciente e responsiva, vinculada as problematizações do cotidiano e das relações de poder, particularmente no que tange a valorização das diversas línguas existentes e da multiplicidade cultural das populações e dos textos pelos quais as mesmas se informam e interagem. Diante do exposto, serão aceitas propostas que relacione multiletramento com tempo e lugar, entendido como parte de uma aldeia global, mas com destaque para suas especificidades locais e contingências sociais, culturalmente apontando para variedade das práticas letradas, prestigiadas ou não pelo sistema capitalista, bem como diversidades linguísticas que expressam os diferentes povos que habitam o território nacional e oferecem formas inauditas de organização social. Desse modo, serão aceitos textos, artigos que promovam reflexões nas formas de artigos, entrevistas e resenhas concernentes às questões propostas no título desse dossiê.

Data limite: 30/12/18.

Obs: Os textos devem ser submetidos pelo próprio site, para fazer a submissão, é necessário ser cadastrado, caso não seja, clique no link acima (cadastro) e preencha os dados do formulário, lembrando que deve ser escolhida a opção autor.