Chamada 2022.1
Temática: (in)scrições periféricas: as vozes e os corpos rasurando o cânone literário brasileiro. |
|||||||||||
|
Chamada 2022.2
Temática: Criação literária, ensino e subjetividade no cotidiano da escola.
Chamada para contribuições Volume 10, nº. 2 (2022.2) - Criação literária, ensino e subjetividade no cotidiano da escola. |
|
Partindo do princípio da literatura como direito inalienável, conforme Cândido (2011), e inconformados com a situação da ausência que tanto produz e perpetua diversas formas de silenciamentos dos textos literários no cotidiano das práticas escolares quanto da carência de abordagens e práticas leitoras pautadas em perspectivas de formação e emancipação de leitores / autores, por vezes, perdidas em métodos e aplicação de teorias (Cosson, 2011), a Revista Grau Zero propõe o dossiê: Criação literária, ensino e subjetividade no cotidiano da escola. Tomamos a noção do leitor cultural, subjetivo em um construto de produções permeadas de marcas de identidades por meio das quais práticas leitoras promovem a criação literária como uma manifestação cultural. E suas múltiplas dimensões, inscrevemos o ato de criação como uma necessidade, como provoca Deleuze (1999), por gestos que mobilizem “os pormenores mais negligenciáveis”, assinalados por Ginzburg (1989), e como contempla Santos (2020), tornam práticas criadoras como um traço inerente à condição humana, de poder e de liberdade, a exemplo da potência do devir-literatura de Barthes (2011). Com efeito, atos de criação impregnados de identidade, de subjetividade e da cultura em diálogo com ensino de literatura em diversos contextos da Educação Básica, tanto formal quanto não formal, configuram-se como o ponto de convergência que busca acolher artigos, ensaios e resenhas resultados de pesquisas dedicadas a formação do leitor literário e seus diversos modos de criação autoral, considerando práticas literárias, seja no presencial ou no modelo remoto de ensino, das experiências referenciais imputadas nos valores do sujeitos aplicadas a tessitura textual. Data limite: 31/05/2022 Organizadores: Eider Ferreira - Doutorando em Crítica Cultural (PPGCC/UNEB) Nazarete Andrade Mariano - Doutoranda em Crítica Cultural (PPGCC/UNEB) Wellington Neves Vieira - Doutorando em Crítica Cultural (PPGCC/UNEB)
Obs: Os textos devem ser submetidos pelo próprio site, para fazer a submissão, é necessário ser cadastrado, caso não seja, clique no link acima (cadastro) e preencha os dados do formulário, lembrando que deve ser escolhida a opção autor |
|
Edição Atual
Edição completa
Apresentação
Artigos
-
Visualizações do artigo: 44 PDF downloads: 44
-
Visualizações do artigo: 105 PDF downloads: 183
-
Visualizações do artigo: 51 PDF downloads: 55
-
Visualizações do artigo: 48 PDF downloads: 71
-
Visualizações do artigo: 27 PDF downloads: 16
-
Visualizações do artigo: 55 PDF downloads: 31
-
Visualizações do artigo: 86 PDF downloads: 35
-
Visualizações do artigo: 20 PDF downloads: 27
-
Visualizações do artigo: 45 PDF (English) downloads: 27
-
Visualizações do artigo: 51 PDF downloads: 39
Resenha
-
Visualizações do artigo: 52 PDF downloads: 89
Entrevista
-
A (trans)formação dos esportes hegemônicos: o voleibol em questão — Entrevista com Jéssica PalavolloVisualizações do artigo: 39 PDF downloads: 35