EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UM INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v11i1.9486

Palavras-chave:

Educação financeira, Ensino médio integrado, Ensino técnico, Instituto Federal

Resumo

Este trabalho tem por objetivo mensurar o nível do conhecimento financeiro dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, bem como verificar a associação do índice de educação financeira com as características demográficas, socioeconômicas e acadêmicas. Primeiramente, as hipóteses do trabalho foram testadas conforme testes não paramétricos de diferenças de medianas (Mann Whitney e Kruskal Wallis) e, depois, foi aplicada a Análise de Correspondência (ANACOR) para identificação da associação das variáveis. Os principais resultados revelaram que os estudantes apresentaram baixo nível de educação financeira, assim como visto na literatura internacional e nacional. Os indivíduos do gênero masculino, que estavam no terceiro ano do ensino médio e que cursavam o curso técnico em administração, demonstraram maior conhecimento sobre o tema. Ademais, os discentes, cujas famílias possuíam mais de quatro salários-mínimos, também tiveram índices mais elevados. Portanto, este estudo contribui para a maior discussão sobre a educação financeira, de modo a reforçar a necessidade de promoção de melhor formação e maior esclarecimento destes estudantes sobre este tema.

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Biografia do Autor

Thayse Machado Guimarães, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)

Doutora em Contabilidade Financeira e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Professora EBTT no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), campus Patrocínio.

Thayla Machado Guimarães Iglesias, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil.

 Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios (PPGA/FAGEN-UFU), Brasil.

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Publicado

2021-11-16

Edição

Seção

ARTIGOS