A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS SOBRE CONCEITOS ABORDADOS NA DISCIPLINA DE TEORIA DA CONTABILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v5i1.735

Palavras-chave:

Teoria da contabilidade. Ensino de contabilidade. Conceitos contemporâneos.

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar a percepção dos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis em relação a conceitos estudados na disciplina de teoria da contabilidade e sua relação com as demais disciplinas do curso. Para tal, foi utilizado um questionário estruturado, enviado eletronicamente aos alunos regularmente matriculados nas três Universidades privadas do Oeste e Extremo Oeste do Estado de Santa Catarina: Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Universidade do Contestado (UNC) e Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapeco). Os dados dos 163 respondentes foram analisados considerando alunos que já passaram pelo estudo dessa disciplina e os que ainda virão a estudá-la, utilizando-se da Análise Descritiva e da Análise de Correspondência (ANACOR). Os resultados apontam que a maioria dos alunos considera a disciplina de teoria da contabilidade importante para seu aprendizado, para o curso e para o entendimento das demais disciplinas. Notou-se ainda que os participantes com menos idade (17 a 21 anos) apresentam percepções superiores aos demais conceitos sobre despesa e perda. Conclui-se que a disciplina de teoria da contabilidade não apresenta mudanças significantes após ser ministrada no curso de ciências contábeis, visto que os alunos que não cursaram a disciplina apresentam conceitos superiores para Passivo, Receita e Perda, quando comparados com os alunos que já cursaram a disciplina.

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Biografia do Autor

Marcio Roberto Piccoli, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC e Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestrando em Ciências Contábeis pela Fundação Regional de Blumenau - FURB, Professor da Área de Ciências Sociais Aplicadas da UNOESC, Campus de Joaçaba. Contador Público.

Tânia Cristina Chiarello, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau – FURB.

Roberto Carlos Klann, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Atua também como Professor Titular do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brusque (Unifebe).

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Publicado

2015-01-26

Edição

Seção

Edição Especial: 5º ano da RGFC