A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS CONTÁBEIS PARA OS DISCENTES EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE INFLUENTES DE JULGAMENTO.

Autores

  • José Lindenberg Julião Xavier Filho Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE).
  • Síllas de Andrade Dias Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE).
  • Fabíola Maria de França Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE)
  • Alexandre César Batista da Silva Universidade Federal de Pernambuco (DHT/UFPE).
  • Adriana Fernandes de Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE).

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v5i1.574

Palavras-chave:

Ensino de Administração, Contabilidade, Influentes de Julgamento.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar a importância conferida à área de contabilidade por discentes do curso de Administração, bem como se a avaliação discente é sensível à experiência com a disciplina “Contabilidade Geral e de Custos”, ofertada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Para execução do estudo, de natureza descritiva com abordagem predominantemente quantitativa, empregou-se como técnica de coleta de material empírico o questionário, assim como foram utilizados a ementa da referida disciplina e o projeto pedagógico do curso de administração como materiais analíticos complementares ao entendimento dos indicadores. A amostra analisada foi independente e aleatória, sendo empregada a técnica de diferença de médias contando com o suporte do software Excel®, considerando os valores críticos e estatística de teste padronizada z, com um nível mínimo de 10% de significância. Houve uma participação de 45,89% dos discentes e os resultados mostram um elevado julgamento de importância da área de contabilidade antes da disciplina ser cursada, porém, não se observou significância estatística na diferença entre as médias de julgamento da importância após os alunos cursarem a disciplina. A pesquisa iniciou uma abordagem de análise de importância atribuída por meio de Influentes de Julgamento (IJ), que são entendidos como características sócio-econômicas que podem interferir no julgamento da importância dos conhecimentos contábeis para os administradores. No entanto, mesmo considerando esses influentes, não se observou diferença estatística após os discentes terem cursado a disciplina. Os resultados se mostram emblemáticos no sentido de que o conhecimento em contabilidade é conteúdo obrigatório em cursos de administração e, assim, é vital para a formação técnica do administrador, embora este na condição de discente reconheça a importância antes do contato com a disciplina (conteúdo) e não incremente sua avaliação de importância com este contato.

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Biografia do Autor

José Lindenberg Julião Xavier Filho, Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE).

Professor da Universidade Federal de Pernambuco (NG/CAA/UFPE). Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE). Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 2011). Especialista MBA Executivo em Gestão Estratégica Avançada de Negócios (UFAL - 2008). Graduado em Administração pela Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns (FAGA/AESGA - 2006). [http://lattes.cnpq.br/5224764351459285]

Síllas de Andrade Dias, Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE).

Graduando em Administração (CAA/UFPE). Monitor da Disciplina Contabilidada Geral e Custos.

Fabíola Maria de França, Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE)

Graduanda em Administração (CAA/UFPE). Monitor da Disciplina Contabilidade Gerencial.

Alexandre César Batista da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (DHT/UFPE).

Graduado em Direito pela Sociedade Caruaruense de Ensino Superior (1996). Graduado em Ciências Contábeis pela Associação Diocesana de Ensino e Cultura de Caruaru (2003). Especialista em Auditoria Fiscal e Tributária pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2007). Empresário do setor de telefonia móvel. É professor Assistente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lotado no Departamento de Hotelaria e Turismo.

Adriana Fernandes de Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE).

Doutoranda em Contabilidade pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UNB/UFPB e UFRN.Possui mestrado em Contabilidade pelo mesmo programa, e graduação em Ciências Contábeis e especialização em Auditoria Contábil-Fiscal pela Universidade Federal da Paraíba. Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus do Agreste (CAA).

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Publicado

2015-01-26

Edição

Seção

Edição Especial: 5º ano da RGFC