A contribuição do processo de estimativas de custos (PMBOK) para a gestão no Projeto de Desenvolvimento Integrado do Território da Cidadania de Itapipoca-CE

Autores

  • Helena Mara Oliveira Lima Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Hugo Macário Brito Pinheiro Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará - SEBRAE/CE
  • Kércia Maria Sá Morais Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Marcia Morais de Melo Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Raimundo Aguiar de Melo Votorantim Cimentos Poty S/A

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v2i1.38

Palavras-chave:

Gerenciamento de Projetos, Estimativas de Custos, Desenvolvimento Territorial.

Resumo

O trabalho tem como principal objetivo identificar a contribuição do processo de estimativas de custos (PMBOK) para a gestão do projeto de Desenvolvimento Integrado do Território da Cidadania de Itapipoca – CE. Essa pesquisa de abordagem qualitativa classifica-se como do tipo exploratório-descritivo e quanto aos procedimentos o trabalho ajusta-se às concepções de um estudo de caso. O referencial teórico que embasa a presente pesquisa consiste na abordagem conceitual da estimativa de custos do Project Management Body of Knowledge – PMBOK que contempla as entradas, ferramentas e técnicas e por fim as saídas das estimativas. Em seguida contextualiza-se o projeto de desenvolvimento integrado do território da cidadania de Itapipoca-Ce que consiste numa estratégia do Governo Federal para estimular o desenvolvimento sustentável através de políticas públicas territoriais, onde o SEBRAE participa como parceiro estimulando as cadeias produtivas da agricultura familiar e das micro e pequenas empresas. Por fim apresenta-se a prática de estimativa de custos utilizada no supracitado projeto trabalhado pelo SEBRAE unidade de Sobral o que permite concluir que a ferramenta de estimativa análoga descrita no guia PMBOK contribui para o processo de estimativa de custos do projeto objeto de estudo neste trabalho, desenvolvido pelo SEBRAE/CE, fornecendo subsídios para a elaboração do orçamento garantindo recursos suficientes para a realização de todas as ações planejadas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Mara Oliveira Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú

É Contadora pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Mestre em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará ( UFC). Atualmente é Professora Assistente do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual Vale do Acaraú ( UVA) ,desde 19 de dezembro de 1995; Diretora Adjunta do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da UVA - IADE/UVA, desde 2007;Representante do Corpo Docente de Ciências Sociais Aplicadas no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UVA ( CEPE/UVA) de 05/11/2009 até 05/11/2011; Vice-Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente. É membro da Associação Brasileira de Custos ( ABC) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração ( ANPAD). Pertence ao Comitê Interno de Avaliação dos Trabalhos de Iniciação Científica da UVA desde o ano de 2007 .Foi Presidente da Comissão de Acompanhamento e Implantação do Plano de Cargos, Funções,Carreiras e Vencimentos dos Professores da UVA, Diretora de Recursos Humanos da UVA - períodos de gestão (1997- 1999), (2001-2003) e ( 2006 a 2009) e Coordenadora Adjunta do Curso de Ciências Contábeis da UVA - gestão ( 1997-1998). Coordenou os cursos de Especialização em Contabilidade Gerencial da UVA no perírodo de 1996 a 1999.

Downloads

Publicado

2012-06-12

Edição

Seção

Artigos