FATORES RELEVANTES NA IMPLEMENTAÇÃO DE RECOMPENSAS NÃO-FINANCEIRAS E PROGRAMAS DE RECONHECIMENTO

Autores

  • Tochio Takahashi Nonaka Universidade Fumec
  • Mário Teixeira Reis Neto Universidade Fumec
  • Fernando Eiji Togashi Universidade Fumec

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v7i3.3567

Resumo

As organizações têm cada vez mais recorrido a sistemas de recompensa alinhados ao desempenho dos empregados com objetivo de motivá-los a um desempenho superior. Pesquisadores têm buscado explicar as formas de associação entre os sistemas de recompensa e o desempenho, bem como entender sua instrumentalidade. Estudos apontam que as recompensas financeiras satisfazem fatores higiênicos, pressionam os custos da organização e seu impacto na motivação dos empregados tem curto prazo. Com relação às recompensas não-financeiras, afirmam serem complemento das primeiras, são mais adotadas em ambientes com restrições orçamentárias e fator de escolha de um empregado quando duas empresas oferecem o mesmo programa de remuneração. Programas de reconhecimento, que a rigor são uma das formas de recompensa não-financeira, por sua vez visam reforçar comportamentos valorosos e esforços excepcionais. Sendo fatores de sucesso destes programas o enquadramento nas condições econômicas da empresa, o alinhamento às estratégias de negócios e a sintonia com a cultura nacional e da organização, emerge-se a indagação sobre como atingir este equilíbrio e obter o melhor resultado na sua implementação. 

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Publicado

2017-08-18

Edição

Seção

Artigos