EDITORIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v10i3.12236

Resumo

Em sua terceira edição do ano de 2020, que conta com dez artigos, a Revista Gestão Finanças e Contabilidade aborda questões contemporâneas de temas relevantes para a sociedade, vinculados à governança corporativa, à gestão, à contabilidade e às políticas públicas.

O artigo Desempenho de IPOs de Empresas Brasileiras Financiadas por Fundos de Private Equity (PE), de autoria de Vitor Fassio Andrade, Rafael Moreira Antônio, Rafael Confetti Gatsios e Tabajara Pimenta Junior, trata da relação entre a presença de financiamento por esses fundos em empresas que realizaram oferta pública inicial de ações (IPO) e o comportamento posterior dos retornos das ações. Para isso, foi adotada estratégia de estudo de eventos mediante a comparação de Retornos Anormais (AR) e Retornos Anormais Acumulados (CAR) oferecidos pelas variações dos preços das ações dos dois grupos de empresas, financiadas e não-financiadas por fundos PE em 122 IPOs, ocorridos no mercado brasileiro entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017. Os testes de diferença de média indicaram que o desempenho das ações que não contaram com a participação de PE foi superior em janelas de 21 e 126 dias úteis. Todavia, esse resultado se inverteu na janela de 252 dias, implicando dizer que os IPOs de empresas financiadas por fundos de PE obtêm melhor desempenho quando comparados a IPOs de empresas não respaldadas por esses fundos.

De autoria de Ana Cristina Miranda Rodrigues, o artigo Proteções ao Acionista e ao Credor e Política de Dividendos: uma Análise Internacional dos Modelos de Resultado e de Substituição, investigou os efeitos dos mecanismos de proteção ao acionista e ao credor sobre as políticas de dividendos, à luz desses modelos de agência de resultado e de substituição. Com isso, as hipóteses formuladas foram testadas, sendo os dados analisados mediante estatísticas descritivas, regressões Tobit e o Método dos Momentos Generalizados. A base de dados contou 18.607 empresas de 40 países, sendo o recorte de 2008 a 2017. Os resultados sugerem que firmas instaladas em países com alta proteção ao acionista e melhores oportunidades de investimento são menos propensas ao pagamento de dividendos, indicando a efetividade dos modelos de resultado e de substituição, sob a perspectiva do acionista. Já sob a perspectiva do credor, os achados mostram que, em condição de alta proteção, o credor restringe o pagamento do dividendo de firmas com maiores oportunidades de investimento e, quando da baixa proteção à dívida, as empresas pagam mais dividendos. Sendo assim, conclui-se que os direitos dos acionistas, e não dos credores, são consistentes com os modelos de agência de resultado e de substituição dos dividendos.

No artigo intitulado Influência do Ceticismo Profissional sobre o Gerenciamento de Impressão na Divulgação da Informação Contábil, os autores Daniel Matthes, Camila Adam, Jules Kout Tene e Paulo Roberto da Cunha investigaram a influência do ceticismo profissional sobre o gerenciamento de impressão na divulgação da informação contábil. Para isso, realizaram pesquisa descritiva, com aplicação de survey e análise quantitativa, tendo por base o constructo de Hurtt (2010) e Cardoso, Leite e Aquino (2018). A amostra foi composta por acadêmicos do curso de Ciências Contábeis de duas universidades públicas do Estado de Santa Catarina. Os resultados indicaram que a característica mente questionadora influencia negativamente as variáveis aprimoramento de divulgação e distorção de medição, demonstrando que quanto maior o nível da característica mente questionadora num indivíduo, menor a possibilidade de ele ser influenciado por duas das técnicas de gerenciamento de impressão.

Por sua vez, no estudo Panorama da Literatura sobre a Governança Corporativa: Uma Análise Bibliométrica das Bases Teóricas e Abordagens mais utilizadas em Artigos, João José Ferreira Simões e Antônio Artur de Souza realizaram mapeamento bibliométrico sobre governança corporativa na base Web of Science, com recorte para o período de 2000 a 2018, que foi subdividido em três períodos, de acordo com o contexto. A amostra contou com 2.965. As evidências indicaram a necessidade de aprimoramento de práticas de governança corporativa e a predominância da Teoria da Agência nos períodos analisados.

Os autores Victor Uhdre Grejanin e Vinicius Abilio Martins desenvolveram o artigo intitulado Avaliação de Empresas pelo Método de Fluxo de Caixa Descontado: o Caso de uma Indústria de Madeiras Faqueadas de Capital Fechado, cujo propósito foi verificar a viabilidade de aplicação, em uma empresa de capital fechado, do modelo de avaliação de empresas por meio do fluxo de caixa descontado. O locus da pesquisa foi empresa do setor de extração e beneficiamento de madeira de capital fechado, localizada na região Sul do Brasil. A análise da avaliação utilizou o método de fluxo de caixa descontado, que tem uso predominante por empresas de capital aberto, sendo a pesquisa caracterizada por abordagem mista, quali-quantitativa. Com isso, estimou-se o valor de mercado da organização, apoiado na perspectiva de crescimento do gestor, aliada à taxa de crescimento do período analisado. Sendo assim, constatou-se que o método de avaliação por fluxo de caixa descontado pode ser aplicável para avaliação de empresa de capital fechado, embora devam ser levadas em consideração as limitações do modelo.

No artigo Gestão Financeira em MPEs: um Estudo sob a Ótica de Especialistas Alagoanos, Amyson Jhonata da Silva, Natallya de Almeida Levino e Carlos Everaldo Silva da Costa buscaram compreender quais as melhores práticas em gestão financeira segundo a ótica de consultores alagoanos. Para isso, utilizaram o método Delphi, sendo a análise dos dados mediante Análise de Conteúdo por meio dos softwares qualitativos QDA Miner e o WordStat 8. Os achados demonstram que, sob a ótica dos consultores, as MPEs alagoanas têm deficiência em práticas básicas de gestão, pois muitas empresas não realizam o devido gerenciamento do fluxo de caixa e/ou capital de giro em seus empreendimentos.

Já o estudo denominado Apuração de Haveres em Processos Judiciais: Uma Análise de dois Laudos Periciais com ênfase nos Procedimentos Utilizados pelos Peritos, de Udo Strassburg e Katyane Aline Cantu Moreno, aborda a atuação de profissionais em perícias de apuração de haveres, especialmente em situações adversas, como a saída de um sócio do negócio. Para isso, foram analisados dois laudos de perícias para avaliação de haveres, com ênfase nos procedimentos utilizados pelos peritos. O primeiro caso, tratou da dissolução parcial de sociedade por desentendimentos e desacordos ao passo que o segundo, versou sobre a dissolução parcial de sociedade pela morte de um dos sócios. Com base nos laudos dos casos, evidenciou-se que as formalidades legais foram atendidas, embora algumas informações não tenham ficado claras, o que poderia ser útil à análise do magistrado na tomada de decisão.

O trabalho Estratégia na Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos: um Estudo Multicaso com Empresas de Soluções para o Setor de Mineração, de Daniel Barbosa Cabral, Marcos Augusto Lima Luz, Queren Hapuque Gomes Souza e Zildinéia Santos Vieira, teve como objetivo analisar como a estratégia empresarial é adotada na gestão logística da cadeia de suprimentos de empresas do ramo de soluções para a mineração. Para isso, recorreu-se à pesquisa qualitativa de natureza exploratória, com a realização do estudo em três empresas de grande porte e multinacionais do setor de soluções para o segmento de mineração. Pelo demonstrado, verificou-se que as estratégias de gestão logística da cadeia de suprimentos têm contribuído para o gerenciamento dos estoques, transporte, armazenagem e processamento dos pedidos, aumentando, assim, a eficiência dos processos estratégicos da logística empresarial das empresas.

Em se tratando de políticas públicas e seus possíveis efeitos na taxa de criminalidade, o artigo de Miguel Angel Rivera Castro, Lindomar Pinto da Silva e Thiago Henrique Carneiro Rios Lopes, intitulado Gastos com Educação, Saúde e Segurança Pública: uma Relação com as Taxas de Homicídios nos Municípios do Brasil, buscou identificar a relação entre as taxas de homicídios nos municípios brasileiros com os dispêndios com educação e cultura, saúde e segurança pública, temas que afetam a sociedade. Sendo assim, aplicaram o método da econometria espacial para a análise dos dados oriundos do CENSO do IBGE, do DATASUS e do Boletim de Finanças Públicas do Brasil, elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), referente aos anos de 2000 e 2010. Dentre os resultados, destacam-se: os gastos com educação e cultura apresentaram efeitos diferentes do esperado, o que pareceria haver uma espécie de relação positiva entre gastos com educação e cultura e taxa de homicídio; os gastos com saúde e segurança pública indicam que maiores investimentos nessas áreas tendem à redução de crimes; e a importância de outras variáveis para o modelo econométrico, como as características dos municípios vizinhos.  

Por fim, em Gestão de Dados Abertos Governamentais: do Modelo à Prática, de autores Joelson de Souza Paulo, Janyluce Rezend Gama e Douglas Roriz Caliman, teve como propósito investigar a gestão de dados abertos governamentais e o alcance na prática dos objetivos esperados diante de sua disponibilização e publicação. Diante disso, elegeram um modelo de referência internacional de adoção da gestão de dados abertos, o Open Data Charter, para a realização de comparativo dos planos de dados abertos publicados por quatro instituições públicas: duas de abrangência nacional e duas de governos internacionais. Os resultados permitem afirmar que ações relacionadas à participação comunitária e às interações com a sociedade necessitam de fomento nos processos de gestão.

Agradecemos aos avaliadores, aos autores e à equipe editorial pelo relevante trabalho realizado para viabilizar mais uma publicação de edição da RGFC.

Excelente leitura!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-09

Edição

Seção

EXPEDIENTE