UM ESTUDO SOBRE A RELEVÂNCIA DA CONTABILIDADE FORENSE COMO INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO: A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS LIGADOS AO COMBATE À LAVAGEM DE CAPITAIS

Autores

  • Arnaldo Antônio Duarte Ribeiro Universidade Federal de Pernambuco
  • Raimundo Nonato Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco
  • Rodrigo Vicente Prazeres Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Juliana Gonçalves de Araújo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v6i1.1132

Palavras-chave:

Forensic Accounting, Money Laundering, Criminal organizations.

Resumo

Neste artigo, investigou-se a percepção dos profissionais que atuam em atividades relacionadas ao combate à lavagem de capitais sobre a importância da Contabilidade Forense, como instrumento auxiliar nas práticas investigativas desse delito econômico-financeiro. Foi aplicado um questionário estruturado, submetido aos 84 participantes do módulo III do Curso de Combate à Lavagem de Dinheiro do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça do Brasil, ocorrido em março de 2009. O estudo permitiu concluir que a Contabilidade Forense é percebida como um componente relevante no combate à lavagem de capitais e na produção de provas no processo investigatório das organizações criminosas. Os respondentes também são da opinião de que há uma demanda de cursos de graduação e de pós-graduação, para capacitar os profissionais que atuam nessa área, tendo em vista o grau de sofisticação de tais crimes, que configuram uma modalidade criminosa não convencional. Todos os contadores e economistas da amostra têm intenção em participar de cursos de pós-graduação em Contabilidade Forense, opinião compartilhada por 69% dos respondentes que não têm formação em ciências contábeis e economia. A maioria dos profissionais da amostra se utilizou dos serviços de profissionais, com conhecimentos econômico-financeiros, na condução de atividades de combate à lavagem de dinheiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnaldo Antônio Duarte Ribeiro, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco

Raimundo Nonato Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo e Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade Federal de Pernambuco

Rodrigo Vicente Prazeres, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco

Juliana Gonçalves de Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco

Referências

CRUMBLEY, L.; HEITGER, L. E.; SMITH, G. Stevenson. Forensic and Investigative Accounting. 3rd .Chicago,USA. CCH a Wolters Kluwer Business, 2007.

ESTORILIO, J. A. Investigação Criminal nos delitos empresariais. Curitiba: Juruá Editora, 2007.

FERRO, A. L.. Crime organizado e organizações criminosas mundiais. Curitiba: Juruá, 2009.

GRAY, D.. Forensic Accounting And Auditing: Compared And Contrasted To Traditional Accounting And Auditing. American Journal of Business Education – Fourth Quarter 2008. Orlando, Florida, USA. Volume 1, Number 2.

MAIA, R.T. Lavagem de Dinheiro: Lavagem de ativos provenientes de crime. Anotações às disposições de criminais da Lei n. 9.613/98. São Paulo: Malheiros, 1999.

MANNING, G. A. Financial investigation and forensic accounting. Boca Raton: CRC Press, 2005.

MENDRONI, M. B. Crime de lavagem de dinheiro. São Paulo: Editora Atlas SA, 2006

______. Crime organizado: aspectos gerais e mecanismos legais. 2ª edição. São Paulo: Editora Atlas SA, 2007.

MIRANDA, C. S.; MIRANDA, R. A. M.; ARAÚJO, A. M. P. Percepções dos estudantes do ensino médio sobre o curso de ciências contábeis e as atividades do profissional contador. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 3, n. 1, p. 17-35, jan/abr., 2013.

NAIM, M. Ilícito: o ataque da pirataria, da lavagem de dinheiro e do tráfico à economia global; tradução Sérgio Lopes. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, Ed., 2006.

PINTO, E. Lavagem de Capitais e Paraísos Fiscais. São Paulo: Editora Atlas SA, 2007.

PORTER, S. F.;CRUMBLEY, D. L. The Teaching Interviewing Techniques to Forensic Accountants Is Critical Journal of Forensic & Investigative Accounting. v. 4, n.1, 2012.

FENTON JR, E. D.; ISAACS, P. Preparing Deposition Questions: The Critical Role of the Forensic Accountant. Journal of Forensic & Investigative Accounting. v. 4, n.1, 2012.

Downloads

Publicado

2016-03-07

Edição

Seção

Artigos