Exposições colaborativas com os povos indígenas

possibilidades e desafios para a educação socioambiental no Museu de História Natural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p194-213

Palavras-chave:

museu; educação socioambiental; exposição colaborativa; saber ambiental indígena.

Resumo

Este texto discute as limitações e as possibilidades de exposições colaborativas e etnográficas para o desenvolvimento de um discurso de caráter educativo e socioambiental nos museus de história natural. Para tal, se analisa uma exposição com participação indígena desenvolvida no Museu Paraense Emílio Goeldi. A metodologia usada foi do tipo qualitativo, e os dados foram levantados mediante a análise de documentos e de entrevista do tipo semiestruturada. A análise revela a presença de modelos antagônicos da comunicação se pensada a exposição em relação ao público indígena ou ao público ocidental. Por outro lado, se identificaram emergências socioambientais na exposição. Por fim, é possível afirmar que exposições colaborativas realizadas com a participação indígena oferecem grandes possibilidades para o desenvolvimento de um discurso expositivo de caráter educativo e socioambiental nos museus de história natural.

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Biografia do Autor

Ana Claudia dos Santos da Silva, Museu Paraense Emílio Goeldi

Doutora em Ciências Sócio ambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônico/ Universidade Federal do Pará. Chefe do Serviço de Educação do Museu Paraense Emílio Goeldi. Belém(PA).

Adriele de Fátima de Lima Barbosa, Museu Paraense Emílio Goeldi

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Bolsista de Progra-ma de Capacitação Institucional – Museu Paraense Emílio Goeldi. Belém(PA), Brasil.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-08-16

Como Citar

RODRIGUEZ, I. B.; SILVA, A. C. dos S. da .; BARBOSA, A. de F. de L. Exposições colaborativas com os povos indígenas: possibilidades e desafios para a educação socioambiental no Museu de História Natural. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 67, p. 194–213, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p194-213. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13997. Acesso em: 28 mar. 2024.