v. 22 n. 39 (2013): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Editorial

  • Editorial

    Tania Regina Dantas, Liege sitja Fornari
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p

Apresentação

  • Apresentação

    Adailton Ferreira Santos, Luciano Costa Santos
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p

Artigos Temáticos

  • Entre a educação e a filosofia: aspectos históricos da filosofia da educação como disciplina acadêmica e campo de investigação

    Fernanda Antonia Barbosa Mota
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
  • Natureza da educação e filosofia da educação

    Maria Judith Lins
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
  • Educação e filosofia: o filosofar como atividade formativa transdisciplinar na educação básica - considerações polilógicas

    Dante Augusto Galeffi
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
  • Filosofia, filósofo, professor de filosofia

    Izilda Johanson
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
  • O duplo aspecto da educação: via de constituição do estranhamento ou de sua superação mediada pela ética

    Fátima Nobre Lopes
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
  • A educação entre o singular e o coletivo a partir da crítica da razão dialética de Sartre

    Cássio Donizete Marques
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
  • Emmanuel Levinas: educação e interpelação ética

    Antonio Sidekum
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
  • O ato de caminhar e a educação: a propósito dos 300 anos do nascimento de Rousseau

    Jordi Garcia Farrero
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
  • A educação como ética e a ética como educação em Kierkegaard e Paulo Freire

    Jorge Miranda Almeida
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
  • O não saber socrático e a educação: o desafio de aprender a pensar

    Giorgio Borghi
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
  • La filosofía y la cultura ante la globalización

    Alejandro Serrano Caldera
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
  • Desatando a imaginação: breves notas sobre ética e crítica no mundo contemporâneo

    Roberto Bartholo Jr.
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
  • Identidad y educación

    Renato Huarte Cuéllar
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
  • A escola e os sete saberes: reflexões para avanços inovadores no processo educativo

    Ricardo antunes Sá, Sonia Marchioratto Carneiro, Araci Asinelli Luz
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
  • Filosofia para crianças: apontamentos reflexivos

    Alvino Moser, Daniel Soczek
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
  • "Continuidade" e "descontinuidade": o processo da construção do conhecimento científico na história da ciência.

    Funikazu Saito
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
  • A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual

    Adailton Ferreira Santos, Elisa Cristina Oliosi
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
  • O pensamento fecundo: elementos para uma racionalidade transmoderna

    Luciano Costa Santos
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p

Estudos

  • A transformação do ethos no Oeste de Santa Catarina

    Anderson Luiz Tedesco, Paulino Eidt
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
  • O processo de formação de conceitos na perspectiva vigotskiana

    Cristiane Xavier Fonseca-janes, Elieuza Aparecida Lima
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p

Teses e Dissertações

  • O tempo escolar e o encontro com o outro: do rítmo a simultaneidade

    Ana Teixeira Pinho
    DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p