Por uma escola plural, integrada e com partidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p78-90

Resumo

Este trabalho problematiza, à luz da Aufklärung, as possibilidades de uma práxis educacional apartidária ao almejarmos uma educação democrática em defesa da liberdade, autonomia e justiça social. A partir das ideias de Immanuel Kant, apresentamos um diálogo com diferentes perspectivas históricas e filosóficas da Aufklärung a fim de refletir a gênese do Movimento Escola sem Partido. Ao impedir uma abordagem plural, o Movimento impossibilita o acesso aos conteúdos e informações historicamente situados e necessários para apreendermos e transformarmos as realidades, promovendo (ainda mais) a invisibilidade e a inexistência das maiorias submissas. A igualdade de direitos não se concretizará baseada em um Projeto mistificador e alienante; mas ao contrário, somente na liberdade de ensinar, aprender, se realizar e se constituir como sujeitos esclarecidos e que ousem saber.

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Publicado

2020-07-04

Como Citar

GOMES, C. J. C.; ZUIN, V. G. Por uma escola plural, integrada e com partidos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 58, p. 78–90, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p78-90. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8986. Acesso em: 28 mar. 2024.