A sala de aula sob a vontade da neutralidade de sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p119-133

Palavras-chave:

Interpretação, Linguagem, Escola sem Partido.

Resumo

RESUMO: Em meio às disputas políticas entre partidos conservadores e progressistas nos últimos anos, a sala de aula tem sido um espaço de intensa disputa de sentidos. Uma interpretação que tem sido frequente sob a ótica conservadora é a de que, ao invés de ser um espaço politicamente neutro, a sala de aula tem sido lugar de doutrinação política, ideológica e moral por parte de docentes. Uma das iniciativas que visa a legislar contra o que foi chamado de “abuso da liberdade de ensinar” é o Programa Escola Sem Partido. Neste artigo, a partir de uma perspectiva discursiva de linguagem, realizamos uma análise discursiva do site informativo desse programa. Observamos, intra e interdiscursivamente, como a escola, os conteúdos didáticos, o professorado e o alunado são objetificados a partir de um ideal de língua como instrumento de comunicação e de sala de aula como ambiente do sujeito-suposto-saber, controlado e consciente.

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Biografia do Autor

Simone Tiemi Hashiguti, PPGEL - UFU

Professora Associada do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Atua no curso de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Possui doutorado (2008) e mestrado (2003) em Linguística Aplicada, ambos pela Universidade Estadual de Campinas.

Fabiane Lemes, PPGEL - UFU

Doutoranda em Estudos Linguísticos - UFU. Mestre em Estudos Linguísticos (2017) pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Graduada em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e suas Literaturas (2014). É pesquisadora e membro do Grupo de Pesquisa O Corpo e a Imagem no Discurso, liderado pela Profª. Drª. Simone Tiemi Hashiguti.

Rogério de Castro Ângelo, PPGEL - UFU

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia.
Professor de português/inglês do Instituto Federal do Triângulo Mineiro IFTM - campus Ituiutaba.

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Publicado

2020-07-04

Como Citar

HASHIGUTI, S. T.; LEMES, F.; ÂNGELO, R. de C. A sala de aula sob a vontade da neutralidade de sentidos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 58, p. 119–133, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p119-133. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8136. Acesso em: 25 abr. 2024.