A ESPECIFICIDADE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:AINDA UM DESAFIO

Autores

  • Maria Gorete Rodrigues Amorim Universidade Federalde Alagoas (UFAL)
  • Nadja Naira Aguiar Ribeiro Universidade Federal de Alagoas(UFAL)
  • Tania Maria Melo Moura Universidade Federal de Alagoas (UFAL

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%25p

Resumo

Este texto tem por objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de escolarização no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, parte-se de dois questionamentos fundamentais: o que entendemos por currículo? Que especificidades deveriam existir, de acordo com o nosso entendimento, no currículo da EJA? Tais problematizações exigiram revisitar estudos teórico-metodológicos no campo do currículo, a exemplo de Silva (2002), e no campo da EJA, a exemplo de Freire (1987, 1996, 2000, 2001); Brasil (2000); Oliveira (2001); Pinto (2005) e Soares (2001). Vale ainda salientar que este texto constitui-se como recorte de um estudo teórico mais amplo – cujo aprofundamento envolverá, também, a investigação empírica–, realizado por pesquisadores do Estado de Alagoas, vinculados a um grupo de pesquisa no campo da EJA. A relevância desta pesquisa está no fato de ela possib-ilitar a ressignificação da especificidade do trabalho pedagó-gico do professor da Educação de Jovens e Adultos, que precisa reconhecer seus alunos, trabalhadores-estudantes, como sujeitos que necessitam apropriar-se de saberes socialmente construídos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Gorete Rodrigues Amorim, Universidade Federalde Alagoas (UFAL)

Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora Assistente da Universidade Federalde Alagoas (UFAL)

Nadja Naira Aguiar Ribeiro, Universidade Federal de Alagoas(UFAL)

Doutora em Linguistica pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas(UFAL)

Tania Maria Melo Moura, Universidade Federal de Alagoas (UFAL

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Estágio Pós-Doutoral pela Universidade de Portugal (UP). Professora Emérita da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) (aposentada). Pesquisadora visitante da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL/FAPEAL).

Referências

AMORIM, Maria Gorete Rodrigues de. Ser professor da Edu-cação de Jovens e Adultos: da especificidade à formação humana. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO e MARXISMO. 5., 2011, Florianópolis.

Anais... Florianópolis: UFSC, 2011. 1 CD-ROM.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 11, de 7 de junho de 2000. Diretrizes Curriculares Nacio-nais para a Educação Básica. Brasília, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

______. Educação como prática da liberdade. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

______. Desafios da educação de adultos frente à nova reestruturação tecnológica. Seminário Internacional de

Educação e Escolarização de Jovens e Adultos. In: RIBEIRO, V. M (Org.). Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. São Paulo: Ação Educativa, 2001.

LEITE, Carlinda. A flexibilização curricular na construção de uma escola mais democrática e mais inclusiva. Território

Educativo, n. 7, p. 20-26, maio 2000.

LOPES, Maria Gorete Rodrigues de Amorim. A especificidade do trabalho do professor da educação de jovens e adultos. 2005. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira)– Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2005.

MOREIRA, Antônio Flavio. O currículo como política cultural e a formação docente. In: SILVA, Tomaz Tadeu de; MOREIRA, Antônio Flavio. Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 7-20.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In: RIBEIRO, V. M (Org.). Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. São Paulo: Ação Educativa, 2001.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete Lições Sobre Educação de Adultos. São Paulo: Cortez, 2005.

SACRISTÁN, J. Gimeno. Currículo e diversidade cultural. In: SILVA, Tomaz Tadeu de; MOREIRA, Antônio Flavio.Territó-rios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. 2. ed. Vozes, 1995. p. 82-113.

SILVA, Ana Célia da. Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático. Salvador: EDUFBA, 1998.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SOARES, Leôncio José Gomes. As políticas e as necessidades de aprendizagem dos jovens e adultos. In: RIBEIRO,

V. M (Org.). Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. São Paulo: Ação Educativa, 2001.

TONET, Ivo. Educação contra o capital. Maceió: EDUFAL, 2007.

Como Citar

AMORIM, M. G. R.; RIBEIRO, N. N. A.; MOURA, T. M. M. A ESPECIFICIDADE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:AINDA UM DESAFIO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 37, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/463. Acesso em: 28 mar. 2024.