Recriações de Chapeuzinho Vermelho

frestas curriculares?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n77.p146-161

Palavras-chave:

Narrativa, Ficção., Currículo, Enunciados infantis

Resumo

O artigo dialoga com enunciados elaborados por crianças entre 9 e 14 anos, do 4º e 5º anos nas redes públicas municipais do norte do Estado do Maranhão, quando convocadas a criarem um final diferente para o conto Chapeuzinho Vermelho.  Os enunciados fazem parte de avaliações diagnósticas aplicadas por um projeto de formação continuada de professores, no primeiro semestre de 2024. Está teoricametodológicamente ancorada no campo dos cotidianos em diálogo com a filosofia da linguagem bakhtiniana.  O artigo está organização em seções que se complementam e dialogam entre si para pensar as compreensões, ampliação de sentidos e a impossibilidade de apreender e determinar um sentido único, ou alguns possíveis, na reescrita de textos "clássicos". 

 

 

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Biografia do Autor

Soymara Emilião, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Educação, pelo PROPED -UERJ. Cursando o Pós-doutorado no PPGE-UFRJ. Professora Assistente CaP-UERJ e Pedagoga da Rede Municipal de Niterói. Especialista em Psicopedagogia. Coordenadora do projeto de pesquisa e extensão "Conversas entre professorXs: alteridades e singularidades "no CAp/UERJ. Coordenadora do curso de extensão ConMat: Conversas matemáticas com professoras alfabetizadoras. Coordenadora do Projeto Ações Docentes - Anos Iniciais - CAp-UERJ. . Membro do Conversa com professores : alteridades e singularidades - ConPAS-UFRJ, Diálogos Escolas-Universidade e Polifonia .Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e Letramento. Pesquisadora APQ1 FAPERJ 2023.

Ana Lúcia Gomes de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta no Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira- CAp/UERJj. Membro do Grupo de Pesquisas GEPELID/UFRRJ. Atua com com pesquisas sobre processos formativos de estudantes da educação básica e da graduação. Coordena projetos de extensão e de pesquisa desenvolvidos no CAp-UERJ.

Liliane Neves Moura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta no Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira- Cap/Uerj. Membro do Grupo de Estudos Bakhtinianos ATOS/UFF. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense- UFF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização. Estudo e pesquisa direcionados aos seguintes temas: Alfabetização, Estudos Bakhtinianos e Formação Continuada de Professores.

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Publicado

2025-03-31

Como Citar

EMILIÃO, S. V.; SOUZA, A. L. G. de; MOURA, L. N. Recriações de Chapeuzinho Vermelho: frestas curriculares?. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 34, n. 77, p. 146–161, 2025. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n77.p146-161. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/faeeba/article/view/21575. Acesso em: 14 nov. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático 77