Identidade, diversidade e cultura dos povos indígenas

pesquisa-ação com estudantes do Ensino Fundamental

Palavras-chave: povos Indígenas; pesquisa-ação; ensino fundamental; intervenção pedagógica.

Resumo

O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa-ação cujos objetivos consistiram em analisar as noções que alunos do Ensino Fundamental possuem acerca da identidade, da diversidade e da cultura dos povos indígenas, bem como promover uma intervenção pedagógica sobre o tema. Participaram do estudo 27 alunos do quinto ano, de uma escola da rede particular localizada no interior paulista. Na fase diagnóstica, os estudantes, submetidos a uma entrevista semiestruturada, apresentaram ideias em que os indígenas são reconhecidos somente por aspectos aparentes e caricatos, com argumentos alicerçados em estereótipos. Na fase de ação, foram desenvolvidas com a turma dezenove atividades planejadas, com o intuito de fornecer informações, promover o debate e trocas, que possibilitaram a valorização dos povos originários do nosso País. Os resultados da fase de avaliação demonstraram avanços nas crenças dos participantes que se desprenderam de estigmas e passaram a valorizar a diversidade e a cultura desses povos.

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Biografia do Autor

Ivana Aparecida de Araujo Rocha, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Educação (UNESP). Docente da Educação Básica. Membro do GEADEC (UNESP). Americana-SP, Brasil

Eliane Giachetto Saravali, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Educação (UNICAMP). Docente da Universidade Estadual Paulista(UNESP), Campus de Marília-SP. Líder GEADEC (UNESP).

Referências

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Publicado
2022-08-16
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Como Citar
ROCHA, I. A. DE A.; SARAVALI, E. G. Identidade, diversidade e cultura dos povos indígenas: pesquisa-ação com estudantes do Ensino Fundamental. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 31, n. 67, p. 75-97, 16 ago. 2022.