Contação de Histórias Para, Com, e Por Crianças na Escola da Infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p103-116

Palavras-chave:

Infância, Educação Infantil, Performance, Contação de histórias, Experiência Estética

Resumo

Este artigo propõe a análise de performances narrativas de crianças pequenas produzidas na oficina lúdica “Caixinha de guardar o tempo”, realizada presencialmente em dezembro de 2021, em quatro instituições públicas de  Educação  Infantil  localizadas  em  regiões  periféricas  do  Distrito  Federal.Estabelece-se um diálogo entre saberes da Teoria Histórico-Cultural, dos Estudos Sociais da Infância e dos Estudos da Performance como aporte teórico, para discutir a potência da contação de histórias por crianças pequenas na escola da infância, em uma perspectiva de partilha dialógica. O percurso metodológico foi trilhado a partir da etnografia performativa com práticas artístico-pedagógicas de mediação de leitura e contação de histórias, abrindo espaço e tempo para a criação e materialização das performances narrativas das crianças pequenas, com a gravação em áudio, transcrição e produção da obra Crianças Narradoras. Destaca-se a compreensão das formas singulares como crianças pequenas criam e (re)criam, com autoria, as histórias narradas em contextos educativos, que se evidenciam como prática performativa de produção de culturas na infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, Regina Jodely Rodrigues Campos. A criança na educação infantil: a roda de conversa como espaço/tempo de infância, criação e experiência. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, Universidade de Brasília; Brasília, 2020.
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Polém, 2019.
BAUMAN, Richard. Fundamentos da performance. Revista Sociedade e Estado– vol. 29 , nº 3 Setembro/Dezembro, p. 727-743, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/3njwGxdyTDQY3HKBkF9HHsk/?lang=pt Acesso em: 08 jun 2022.
BAUMAN, Richard; BRIGGS, Charles. Poética e performance como perspectivas críticas sobre a linguagem e a vida social. Ilha Revista de Antropologia. Florianópolis, vol.8, número 1 e 2, jan-dez de 2006, p. 185-229. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/18230 Acesso em: 08 mar 2022.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas I: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BONDÍA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação., Jan/Fev/Mar/Abr, nº 19, p.20-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=ptAcesso em: 08 jun 2022.
BRASIL. Linguagem oral e linguagem escrita na educação infantil: práticas e interações. Brasília: MEC/SEB, 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2017.
EGAN, Kieran. Por que a imaginação é importante na educação? In: FRITZEN, Celso e CABRAL, Gladir da Silva (Orgs.). Imaginação e educação em debate. Campinas SP: Papirus, 2007.
FIANS, Guilherme. Sobre contar e ouvir verdades e mentirinhas: considerações sobre narrativas a partir de livros infantis e brincadeiras em uma sala de aula. Boitatá- Revista do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL, Londrina, nº20, jul-dez, p. 68-88, 2015. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/31475Acesso em: 06 jun 2022.
GABRIEL, Sonaly Torres Silva. Na teia de Ananse: a contação de histórias como performance, com crianças, na escola. Tese doutorado. Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais. Universidade Federal de Goiás: Goiânia, 2021.
GIRARDELLO, Gilka.Uma clareira no bosque: contar histórias na escola. Campinas: Papirus, 2014.
GIRARDELLO, Gilka. Crianças inventando mundos e a si mesmas: ideias para pensar autoria narrativa infantil. childhood&philosophy, Rio de Janeiro, v.14, n.29, jan-abr, p.71-92, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/download/30576/22941 Acesso em: 09 jul 2020.
HARTMANN, Luciana. SOUSA, Jonielson Ribeiro de. CASTRO, Ana Carolina de Sousa. Luta pela Terra, Performance e Protagonismo Infantil no I Encontro Nacional das Crianças Sem Terrinha (Brasília - 2018). Revista TOMO. Aracaju, n.37, jul-dez, p.253-286, 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/tomo/article/view/13253/10729 Acesso em: 10 ago 2020.
HARTMANN, Luciana. Crianças contadoras de história. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2021.
OLIVEIRA, Fabiana. de. A criança e sua relação com a sociedade: considerações sobre a participação infantil nos espaços públicos. Anais da 37ª Reunião Nacional da ANPED, UFSC: Florianópolis, 2015. Disponível em <http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT07-3885.pdf> Acesso em: 21 jul. 2021.
OLIVEIRA, Paula Gomes de. Trabalho pedagógico com histórias inventadas: narrativas, imaginação e infância. Curitiba: Editora CRV, 2016.

PERRONI, Maria Cecília. Desenvolvimento do discurso narrativo. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1992.
PINTO, Manoel.; SARMENTO, Manoel Jacinto. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo In: PINTO, Manoel.; SARMENTO, Manoel Jacinto. (coords.) As crianças: contextos e identidades. Braga: Universidade do Minho, 1997.
REYES, Yolanda. A substância oculta dos contos: as vozes e narrativas que nos constituem. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2021.
ROGOFF, Barbara. A natureza cultural do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2005.
ROSCOE, Alessandra. Caixinha de guardar o tempo. ilustrado por Alexandre Rampazo. São Paulo: Editora Gaivota, 2012.
SILVA, Kátia Oliveira da; VIEIRA, Débora Cristina Sales da Cruz. Emoção e imaginação: a experiência estética de crianças em atividade com o conto de fadas. Curitiba: Editora CRV, 2018.
TORQUATO, Ana Neila. Ler com bebês e crianças: compartilhando leituras e multiplicando afetos. Brasília: Mais amigos, 2022.
VIEIRA, Débora Cristina Sales da Cruz. Imaginar, brincar e dramatizar: performances narrativas de crianças pequenas em experiência com o conto russo Ludmila e os doze meses. IN: PEDERIVA, Patrícia Lima Martins; OLIVEIRA, Daiane Aparecida A. de. Educação Estética: diálogos com a Teoria Histórico-Cultural. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, p. 157-180.
VIEIRA, Débora Cristina Sales da Cruz. Crianças narradora e(m) performances na escola da infância. IN: DISTRITO FEDERAL. Guia da X Plenarinha da Educação Infantil - Criança arteira: faço arte, faço parte! SEEDF: Brasília, 2022.
VIGOTSKI, Lev. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Editora Artmed, 2003.
VIGOTSKI, Lev. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2018.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Editora UBU, 2018.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-26

Como Citar

VIEIRA, D. C. S. da C. Contação de Histórias Para, Com, e Por Crianças na Escola da Infância. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 103–115, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p103-116. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14696. Acesso em: 18 abr. 2024.