Contribuições da Contação de Histórias em Libras Para a Educação de Surdos

Autores

  • Lidiane Rodrigues Brito Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas: Salinas, Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-3098-0946
  • Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p181-199

Palavras-chave:

Contação de Histórias. Libras. Educação de Surdos.

Resumo

Este estudo discute as contribuições da contação de histórias em Libras para a educação de surdos no Ensino Fundamental. Para tanto, explora o potencial de desenvolvimento cognitivo, linguístico e cultural-identitário proporcionado pela contação de histórias, por meio do suporte da Linguística Aplicada e dos Estudos Surdos aliados à seleção de três vídeos de contadores disponíveis em canais do YouTube, apresentando, ao fim, possibilidades didáticas para a sala de aula. Os resultados sugerem que ao imergirem em histórias contadas em língua de sinais, crianças surdas entram em contato com aspectos que permitem o desenvolvimento global, ainda que as intencionalidades por parte do professor contador das histórias não estejam postas.

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Biografia do Autor

Lidiane Rodrigues Brito, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas: Salinas, Minas Gerais

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros. Especialização em Supervisão Educacional e Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Educação Santo Agostinho - Faculdades Santo Agostinho (2007), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1999) e em Letras/Libras pelo IFNMG. Atualmente é pedagoga do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial Inclusiva e Ensino Profissionalizante.

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduada em Letras-Português pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006), Mestre (2008) e Doutora (2012) em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Letras e do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Montes Claros. Implementou e coordenou o Laboratório Experimental de Ensino de Línguas para Surdos, na mesma instituição. Certificada pelo Sétimo Exame Nacional de Proficiência no Ensino de Libras (Prolibras). Vencedora do Prêmio de Teses da UFMG em 2013, na categoria Estudos Linguísticos. Atua principalmente nas seguintes áreas: Análise do Discurso, Ensino de leitura e de escrita, Língua Brasileira de Sinais. Desde 2009 é professora da Universidade Estadual de Montes Claros.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-26

Como Citar

BRITO, L. R.; RIBEIRO, M. C. M. de A. . Contribuições da Contação de Histórias em Libras Para a Educação de Surdos . Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 181–199, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p181-199. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14679. Acesso em: 19 abr. 2024.