Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de Histórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p215-230

Palavras-chave:

Literatura infantil digital, Oralidade, Cultura digital

Resumo

O objetivo do presente artigo é discutir sobre as potencialidades da voz nas obras de literatura infantil digital quanto ao que ela acrescenta à experiência de audição de histórias por crianças e jovens. O artigo apresenta os resultados de uma análise que investiga o modo como a narração com voz é utilizada, em sete narrativas digitais para crianças, como um recurso semiótico capaz de produzir efeitos de sentido tais como humor, afetividade, imersão, entre outros. O conjunto das obras selecionadas é composto de produções brasileiras e internacionais, e a fundamentação teórica que sustenta as reflexões está baseada nos estudos de Walter Ong, Frédéric Barbier e Roger Chartier sobre oralidade, cultura escrita e cultura digital; nos estudos de Gunther Kress sobre multimodalidade; e nos estudos de Paul Zumthor sobre a percepção sensorial da palavra poética.  

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Biografia do Autor

Giselly Lima de Moraes, UFBA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1993),especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica do Salvador (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2016). Realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona como bolsista Capes (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia e docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFBA, atuando na linha Linguagens, subjetivações e práxis pedagógica. É membro do Grupo de estudos e pesquisas em educação e linguagem (GELING) e coordenadora do projeto permanente de extensão Narrativas literárias, multimodalidade e mediações (NAMME). Tem experiência na área de Educação como docente da educação básica, de graduação e de pós-graduação; como mediadora de leitura e como consultora pedagógica no Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Atua e pesquisa sobre os seguintes temas: formação do leitor, leitura literária, literatura infantil digital, mediação de narrativas multimodais, mediação de narrativas extensas e didática da leitura e da escrita.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-26

Como Citar

KIRCHOF, E. R.; MORAES, G. L. de. Literatura Digital Infantil, Experiências Sonoras e Audição de Histórias. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 215–230, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p215-230. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14646. Acesso em: 28 mar. 2024.