Práticas Inovadoras de Formação Continuada Docente e o Lugar das Tecnologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p203-222

Palavras-chave:

Formação continuada docente, Inovação, Tecnologias, Portal Porvir

Resumo

Com o objetivo de elucidar práticas de formação continuada de professores da Educação Básica, consideradas inovadoras, bem como suas interfaces com as tecnologias digitais, divulgadas no portal Porvir, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e bibliográfica online. O site Porvir mapeia, produz e divulga conteúdos sobre inovações educacionais. Deste, foram analisadas dez notícias por meio do método de análise textual discursiva. Concluiu-se que todas as práticas formativas têm caráter de inovação, porém o foco é para as inovações marginais e adicionais, ou seja, mudanças que incidem em uso pelos professores de novas metodologias de ensino com tecnologias digitais para aprendizagem dos estudantes. Apenas dois percursos formativos contribuem para inovações fundamentais e institucionais, com a promoção de mudança do contexto profissional a partir do fortalecimento de uma comunidade de aprendizagem docente que reflete suas concepções educativas e investiga suas práticas pedagógicas, no fomento de uma cultura digital, na escola.

 

 

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Biografia do Autor

Arline Thomé da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pedagoga. Mestranda em Educação

Daniela Tomio, Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação (PPGE) e Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau.

Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Docente pesquisadora nos Programas de Pós-graduação Mestrados em Educação (PPGE) e Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Regional de Blumenau

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-01-29

Como Citar

ARLINE THOMÉ DA SILVA; TOMIO, D. Práticas Inovadoras de Formação Continuada Docente e o Lugar das Tecnologias. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 69, p. 203–222, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p203-222. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11618. Acesso em: 28 mar. 2024.