Literatura Infantil e Juvenil com personagens negras:

uma abordagem afrocentrada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p89-102

Palavras-chave:

Persnoagens femininas, Representação negra, Temática africana, Literatura Infantil e juvenil

Resumo

O texto tem como objetivo principal analisar a representação de três personagens femininas em contos destinados ao público infantil e juvenil, com temática africana. Para tanto, foi escolhido o livro Ulomma – A casa da beleza e outros contos, do escritor nigeriano Sunny e ilustrado por Denise Nascimento. Parte-se do reconhecimento da importância dos estudos clássicos sobre contos de fadas e literatura infantil e juvenil, todavia a análise apresentada assume uma perspectiva afrocentrada, buscando a importância da palavra nas culturas africanas e afro-brasileira, o papel das narrativas nas sociedades africanas, onde a oralidade é um elemento central na produção e manutenção das mais diversas culturas, dos valores, conhecimentos, ciência, história, modos de vida, formas de compreender a realidade, religiosidade, arte e ludicidade. O segundo ponto de análise será a representação das personagens femininas, sendo um bloco para cada personagem. A análise se dá tanto do ponto de vista imagético, quanto da construção discursiva via enredo da narrativa, objetivando localizar nos contos a questão das tradições e dos papéis femininos, a maternidade, as relações entre o ser humano e a natureza, o sagrado, relações de poder e principalmente a valorização estética negra.  O artigo é finalizado com   questionamentos sobre os caminhos que os textos dirigidos ao público infantil e juvenil percorreram para chegarem até nós, indicando que a necessidade de construção e rotas alternativas para a compreensão dos mesmos.

 

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Biografia do Autor

Renan Fagundes de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado em Letras - Português/Espanhol, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paraná, ano de 2013 e licenciando em Pedagogia, pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (UEPG), ano de 2017. Atualmente é professor colaborador na disciplina de "Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras" na UEPG. Trabalha como Docente Articulador da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias no Marista Escola Social (MES) Unidade Santa Mônica.

Ione da Silva Jovino, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), mestrado em Educação (2005) pela Universidade Federal de São Carlos, com doutorado em Educação (2010) e Pós-doutorado em Educação (2018) na mesma universidade. Docente do Departamento Estudos da Linguagem da UEPG, e do Mestrado em Estudos da Linguagem, atuou na coordenação do Programa de agosto de 2013 a dezembro de 2016. Atualmente está como Pró-reitora de Assuntos Estudantis da UEPG. É integrante do Núcleo de Relações Étnico-raciais, Gênero e Sexualidade do Laboratório de Estudos do Texto da UEPG nos quais participa de ações de pesquisa e extensão, bem como em cursos de formação de professoras e professores. Trabalha com os seguintes temas: criança, infância e raça; literatura infanto-juvenil e relações étnico-raciais; educação e diversidade étnico-racial-cultural; iconografia e representação; desigualdades no plano simbólico.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

DE SOUZA, R. F.; JOVINO, I. da S. Literatura Infantil e Juvenil com personagens negras:: uma abordagem afrocentrada. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 62, p. 89–102, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p89-102. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11329. Acesso em: 28 mar. 2024.