As relações entre a formação do PNAIC e as práticas de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p345-363

Palavras-chave:

Professoras alfabetizadoras, Práticas de alfabetização, PNAIC

Resumo

Alfabetizar envolve a apropriação das práticas de leitura e de escrita pelos aprendizes, o que determina tanto a formação quanto as práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores. Neste trabalho objetivamos identificar e analisar quais aspectos da formação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) fazem parte das práticas alfabetizadoras das professoras após as etapas desta formação. A investigação teve uma abordagem qualitativa, com procedimentos de coleta de dados por meio de entrevistas com seis professoras alfabetizadoras. Os dados coletados foram trabalhados a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontam que a formação do PNAIC trouxe contribuições para as práticas, incluindo o aprofundamento de teorias, a melhor compreensão da avaliação dos níveis de escrita dos alunos, a ampliação do uso da ludicidade, a importância do planejamento e o melhor entendimento da função social da leitura e da escrita. Evidenciamos que o PNAIC foi relevante para as professoras alfabetizadoras, sendo significativo para seus processos de formação docente e para a ressignificação de suas práticas.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

BRAGA, A.; FELDKERCHER, N. . As relações entre a formação do PNAIC e as práticas de alfabetização. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 60, p. 345–363, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p345-363. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10520. Acesso em: 6 out. 2024.