Os Desafios e potencialidades da área de Ciências da Natureza nas licenciaturas em Educação do Campo (LEDOC) do Sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p178-192

Palavras-chave:

Educação do Campo; Ciências da Natureza; Licenciatura em Educação do Campo; Formação por área de conhecimento

Resumo

O presente trabalho busca construir uma análise dos desafios e potencialidades na consolidação de coletivos de educadores, professores, na área de ciências da natureza nas licenciaturas em educação do campo da região sul do Brasil. Desta forma, buscamos organizar nossa exposição em três momentos distintos que perpassam ao histórico da constituição dos cursos de Educação do Campo a partir das políticas públicas educacionais como o PRONERA e PROCAMPO, contextualizando a construção e consolidação do coletivo de professores em ciências da natureza e dos cursos de educação do campo no Sul do Brasil. Na sequência do debate buscamos a compreensão teórica da constituição do ser docente na educação superior e consequentemente na licenciatura em educação do campo. A partir desta construção teórica buscamos apresentar as potencialidades e desafios da área de ciências da natureza nas licenciaturas em educação da UFPR, UFSC e UFRGS, debatendo o caminho para a consolidação de um coletivo de professores que trabalham as questões das ciências da natureza aliadas ao contexto camponês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizandro Maurício Brick, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

É professor do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor (2017) e mestre (2012) em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, licenciado em Física (2010). Coordena o Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC). Participa como membro dos grupos de pesquisa CEUCI (http://ceuci.ufsc.br/) e GEPECISC. É Membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de educadores, tecnologias e educação, educação em ciências da natureza, educação do campo. (Texto informado pelo autor)

Marilisa Bialvo Hoffmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Departamento de Ensino e Currículo/Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutora e Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. Líder do Grupo SEMEIA- Seminários de Estudo/Investigação/Ação na Formação de Professores de Ciências da UFRGS. Membro da Associação Brasileira de Ensino de Ciências (ABRAPEC) e atualmente, diretora da Regional Sul da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). Possui experiência docente na Educação Básica (Anos Iniciais/Ensino Fundamental/Ensino Médio) e no Ensino Superior. Principais interesses de pesquisa: Formação de professores de Ciências e Biologia, Educação do Campo e Ensino de Ciências, Docência no Ensino Superior. Esteve em licença-maternidade de junho de 2016 a janeiro de 2017. 

Publicado

2021-10-19

Como Citar

MELZER, E. E. M.; BRICK, E. M. .; HOFFMANN, M. B. . Os Desafios e potencialidades da área de Ciências da Natureza nas licenciaturas em Educação do Campo (LEDOC) do Sul do Brasil. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 61, p. 178–192, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p178-192. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10098. Acesso em: 28 mar. 2024.