PERFIL PROFISSIONAL E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS DOS PROFESSORES COMUNITÁRIOS DE ESCOLAS DE PERIFERIA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE JAGUARÃO/RS: UMA ANÁLISE DO PERÍODO 2013-2015

Autores

Palavras-chave:

Programa Mais Educação. Educação Integral. Formação Docente

Resumo

O debate sobre a educação integral atualmente encontra-se apartado no cenário educacional brasileiro. Apesar das experiências anteriores que visaram a ampliação e indução de políticas de educação integral, se acentou a necessidade de pesquisas e reflexões que buscassem contribuições para este tema. Nesse sentido, este trabalho surge como forma de colaborar com essa temática, através de reflexões sobre as políticas e estratégias de formação utilizadas para/pelos gestores de educação integral nas escolas periféricas de Jaguarão/RS. Para isso, foram utilizados dois modelos de coletas de dados: um questionário estruturado respondido manualmente pelos participantes e um questionário semiestruturado gravado em áudio e transcrito. Posteriormente, realizaram-se análises sobre os dados utilizando autores como Moll (2012), Mamede (2012) e Leclerc (2012), além de publicações contidas no portal do Programa Mais Educação, como: Programa Mais Educação, Educação Integral: texto referência para o debate nacional (BRASIL, 2009), Programa Mais Educação passo a passo (BRASIL, 2011) e Manual Operacional de Educação Integral (BRASIL, 2013a). E se constatou que durante o período analisado, houve necessidade de políticas públicas que visassem à formação do gestor de educação, bem como o destaque de grupos de estudos organizados pelos próprios gestores, além do importante papel assumido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) na promoção de atividades que contribuíssem para auxiliar a formação desses profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANCO, V. A política de formação continuada de professores para educação integral. In: MOLL, J. (Org.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p.246-257.

BRASIL, Portaria Normativa Interministerial n. 17, de 24 de abril de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2007a.

______. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2007b.

______. Programa Mais Educação, Educação Integral: Texto referência para o debate nacional - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2009a.

______. Rede de saberes mais educação: pressupostos para projetos pedagógicos de educação integral. 1. ed. – Brasília: Ministério da Educação, 2009b.

______. Decreto n. 7.083, de 27 de janeiro de 2010, Dispõe sobre o Programa Mais Educação. Brasília, DF, 2010.

______. Programa Mais Educação passo a passo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2011.

______. Ministério da Educação. Manual Operacional de Educação Integral. MEC: Brasília, DF, 2013a.

______. Resolução nº 34 de 6 de setembro de 2013. Diário Oficial da União, Brasília, 6 set. 2013b.

ESQUINSANI, R. S. S. Políticas de organização curricular para a escola pública em tempo integral: as lições de uma experiência. Revista brasileira de Estudos pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 227, p. 75-83, jan./abr. 2010.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIOLO, J. Educação de tempo integral: resgatando elementos históricos e conceituais para o debate. In: MOLL, J. (Org.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 94-105.

LECLERC G. F.E.; MOLL, J. Programa Mais Educação: avanços e desafios para uma estratégia indutora da educação integral e em tempo integral. In: Educar em Revista. Curitiba: Editora da UFPR. jul/set. 2012. p. 91-110.

LOMONACO, B. P.; SILVA, L.A.M. da. Percursos da Educação Integral: em busca da qualidade e da equidade. São Paulo, CENPEC: Fundação Itaú Social – Unicef, 2013.

MAMEDE, I. A integração da universidade para a formação em educação integral: muitos desafios, várias possibilidades. In: MOLL, J. (Org.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 235-244.

MAURÍCIO, L.V. O que se diz sobre a escola pública de horário integral. In: CENPEC, Centro de Estudos e Pesquisas em educação, cultura e ação comunitária. Cadernos Cenpec. São Paulo: Cenpec, 2006. P. 57-67

MICHELS, L. R. F.; GOMES, A. L.; LYRA, L.R. A política nacional de formação de professores da educação básica: diálogo com a educação integral. In: CORÀ, J.E. (Org.). Educação em jornada Ampliada: vivências a partir da escola e da universidade. Porto Alegre: Evengraf, 2014. p.31-37.

MOLL, J. A agenda da educação integral: compromissos para sua consolidação como política pública. In: MOLL, J. (Org.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 129-148.

SILVEIRA, D.T; CÓRDOVA, F.P. A Pesquisa Científica. In: GERHARDT, T.E.; SILVEIRA, D.T.(Org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

TITTON, M.B.P.; PACHECO, S.M. Educação integral: a construção de novas relações no cotidiano. O direito tempos-espaço de um justo e digno viver. In: MOLL, J. (Org.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 149-156.

TORALES, M.A. Entre Kronos e Kairós: o sentido e as implicações da ampliação do tempo de permanência dos estudantes na escola. In: Educar em Revista, Curitiba: UFPR, 2012. p.125-136.

Downloads

Publicado

2019-08-17

Como Citar

VIEIRA, M. A.; JUNIOR, A. L. M.; SILVEIRA DA MOTA, R. PERFIL PROFISSIONAL E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS DOS PROFESSORES COMUNITÁRIOS DE ESCOLAS DE PERIFERIA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE JAGUARÃO/RS: UMA ANÁLISE DO PERÍODO 2013-2015. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 133–147, 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/9364. Acesso em: 29 mar. 2024.