COMUNIDADE QUILOMBOLA DO FOJO, ITACARÉ-BA: por uma adequação no currículo escolar, pela decolonialização dos saberes e das práticas pedagógicas

Autores

  • Geomara Pereira Moreno Nascimento Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Tereza Cristina Soares de Sá Universidade Federal do Sul da Bahia

Palavras-chave:

Comunidades Quilombola, Currículo, Práticas Pedagógicas, Identidade

Resumo

Resumo: A comunidade do Fojo, situada no município de Itacaré representa um remanescente de quilombo de grande importância para a história da resistência do povo afrodescendente. Sabemos que as práticas pedagógicas são referendadas no currículo e não há como traçar as metas da educação escolarizada sem que se considere suas determinações. Não podemos desconsiderar que a elaboração do currículo é permeada de ideologia, cultura e relações de poder. Trata-se de um processo social e sua prática é complexa, pois convive diretamente com os fatores lógicos, epistemológico, intelectuais, propósitos de dominação dirigidos pelos fatores ligados à classe, raça, etnia e gênero, entre outros. Buscamos através desse trabalho mostrar as reflexões a partir da investigação e análise do ideário curricular da Rede do município em questão e do diálogo feito com autores/as que se dedicam aos estudos de identidade, currículo, questões raciais, educação quilombola e movimentos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geomara Pereira Moreno Nascimento, Universidade Federal do Sul da Bahia

Bacharela em Serviço Social, pela UNIME; Pós-graduada em Politicas Públicas, Gestão e Serviços Sociais Candido Mendes RJ; Mestranda do Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER/UFSB). E-mail: geomoreno7@hotmail.com

Tereza Cristina Soares de Sá, Universidade Federal do Sul da Bahia

Licenciada em Letras e Pedagogia (UESC); Especialização em Educação e Relações étnico-raciais (UESC); Professora da Educação Básica no Município de Ilhéus; Mestranda do Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER/UFSB)

Referências

REFERÊNCIAS

BRASIL. INCRA publica relatório de identificação e delimitação do território Quilombola do Fôjo, em Itacaré (BA). Salvador – BA, 2015. Disponível em:< www.increlatorio-de-identificacao-e-delimitacao-do-territorio-quilombola-do-fojo-> Acesso em 26 maio de 2019.

DAXENBERGER, Ana Cristina Silva, SÁ SOBRINHO, Rosivaldo Gomes Org. Comunidades Quilombolas e Diversidade Étnico-Raciais: Diferentes Olhares e Perspectivas. João Pessoa: Editora da UFPB,2014.

GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre a iniciação à pesquisa científica. Campinas, São Paulo: Alínea, 2007

GONÇALVES, Ana Maria; PERPÉTUO, Susan Chiode. Dinâmica de grupos na formação de lideranças. 9ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

Downloads

Publicado

2020-06-19

Como Citar

NASCIMENTO, G. P. M.; DE SÁ, T. C. S. COMUNIDADE QUILOMBOLA DO FOJO, ITACARÉ-BA: por uma adequação no currículo escolar, pela decolonialização dos saberes e das práticas pedagógicas. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 441–447, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8753. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

II Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-Raciais