PROJETO DE RAÇA E GÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: aquilombar-se a partir da escola é (re)significar-se e ser autor/a da própria a história

Autores

Palavras-chave:

educação básica, mulher negra, racismo

Resumo

Resumo: Trazer as questões de etnia/raça e gênero para o contexto escolar não é tarefa fácil, mas de fundamental importância para a afirmação e validação da identidade dos/das estudantes, pois pode ajudar a reverter o quadro social repleto de injustiça e desigualdade que se estabeleceu desde a formação do povo brasileiro e que se arrasta de várias formas na sociedade e principalmente nos espaços escolares. Entendendo que essas questões também se tornam assunto impreterível, apresentamos esse trabalho como estudo de caso da Escola Municipal Themístocles Andrade, situado na zona periférica da cidade de Ilhéus, no exercício da execução da Lei 10639/03, a qual executa o Projeto interdisciplinar “Mulher Negra: a força que se explica”, desde o ano de 2014, afim de apresentar a resistência e superação da mulher negra ao longo da história do Brasil a partir da ancestralidade africana com a participação de algumas áreas de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Soares de Sá Mota, Universidade Estadual de Santa Cruz

Especialista em Leitura e produção textual (UESC), Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual de Ensino. Licenciada em Letras (UESC) e em Pedagogia (UNINTER); Práticas Educativas no contexto das relações étnicos-raciais no âmbito escolar

Tereza Soares de Sá, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professora da Rede Municipal de Ensino do Município de Ilhéus. Licenciada em Letras e Pedagogia (UESC), Mestranda em Ensino e Relações Étnico-Raciais (UFSB –PPGER); Práticas Educativas no contexto das relações étnicos-raciais no âmbito escolar.

Referências

APPLE. Michael W. Educação e Poder. Trad. Maria Cristina monteiro. Porto Alegre: artes médicas, 1989.entender).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MUNANGA, Kabengele & GOMES Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. Coleção para entender, São Paulo: Global, 2006.

PEREIRA, Edimilson de Almeida. Malungos na escola: questões sobre culturas afrodescendentes e educação. São Paulo, 2010.

SANTANA, Patrícia Maria de Souza. Professora@s Negr@s: trajetórias e travessias. Belo Horizonte: Mazza, 2003.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Cultura e história dos negros na escola: dificuldades e encaminhamentos. Disponível em: http://www.casadeculturadamulhernegra.org.br/v1/rn_edu_ant02.htm>. Acesso em: 01 jun. 2018.

Downloads

Publicado

2020-06-19

Como Citar

MOTA, L. S. de S.; DE SÁ, T. S. PROJETO DE RAÇA E GÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: aquilombar-se a partir da escola é (re)significar-se e ser autor/a da própria a história. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 412–418, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8739. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

II Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-Raciais