O USO DO WHATSAPP NA TRANSMISSÃO DO SABER RELIGIOSO DO AXÉ OJO L’ONIN

Autores

  • Moisés Santos Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA campus Valença-BA

Palavras-chave:

Candomblé, Transmissão do saber Ciberespaço, Whatsapp.

Resumo

Este trabalho analisa o uso dado ao whatsapp no Ilê Axé Alaketú Ojo L’onin, terreiro de candomblé situado na cidade de Itabuna-BA. Usando a etnografia virtual, fiz o acompanhamento do grupo criado pelo Babalorixá responsável pelo terreiro, com o objetivo de entender como acontece o processo de transmissão de saber nesse ambiente virtual e mapear os usos do aplicativo. No terreiro pesquisado a inserção no ciberespaço ocorre através do uso do aplicativo whatsapp, na qual pedagogia do candomblé, praticada no espaço físico do terreiro, é adaptada para o mundo virtual.  Para que este estudo fosse possível, foi utilizado o método de pesquisa baseado na etnografia, a netnografia ou etnografia virtual onde o pesquisador é também participante, assumindo a posição de pesquisador insider, devido ao grau de aproximação com o objeto, as técnicas de coleta de dados envolveram entrevista semiestruturada realizada através do whatsapp e acompanhamento online do grupo, foi realizada também observação oflline, ou seja no espaço físico de um terreiro ligado a família Ojo L’onin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CONCEIÇÃO, Lúcio A. A. da. A pedagogia do Candomblé: Aprendizagens, Ritos e Conflitos. Tese (Mestrado em Educação e Contemporaneidade). UNEB – Universidade Estadual da Bahia. Salvador - BA. 2006.

FRAGOSO, Suely. RECUERO, Raquel. AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Meridional/Sulina, 2011. Disponível em: <http://www.editorasulina.com.br/img/sumarios/530.pdf>. Acesso em: 8 jun. 2018.

GOZZI, Marcelo P. Gestão pedagógica em comunidades virtuais orientadas para a aprendizagem: a importância da formação do professor mediador. São Carlos: Revista eletrônica de educação, v.6, n.2, 2012. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br>. Acesso em: 07 de junho de 2018.

PEREIRA, Máira C. A; CAPUTO, Stela G. Dialogando com narrativas digitais e aprendizagens nos terreiros de candomblé. Revista Tempos e Espaços em Educação, n.14 2014.

PIMENTA, Selma Garrido (org). Saberes Pedagógicos e Atividades Docentes. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2000.

SOBRINHO,J.D. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação. São

Paulo: Cortez, 2003.

SIQUEIRA. Maria de L. Agô Agô Lonan. Mazza Edições. V.1, 1998.

SILVA, Cármen Duarte da, et al., “ De Como a Escola Participa da Exclusão Social: Trajetória de Reprovação das Crianças Negras” in ABRAMOWICZ, Anete, et al., Para Além do Fracasso Escolar, Col. Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico, Papirus Editora, Campinas, São Paulo, 1997, pp. 27-46.

SILVA, Cármen Duarte da, Avaliação da Aprendizagem na Escola e a Questão das Representações Sociais. Eccos Revista Científica, vol. 4, fac. 02, Universidade Nova de Julho, São Paulo, pág. 79 a 88, 2002.

Downloads

Publicado

2020-06-19

Como Citar

NASCIMENTO, M. S. O USO DO WHATSAPP NA TRANSMISSÃO DO SABER RELIGIOSO DO AXÉ OJO L’ONIN. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 390–396, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8730. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

II Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-Raciais