EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA: construindo uma base emancipatória

Autores

  • Emerson da Silva Mendes Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
  • Mateus Silva Ferreira Universidade Federal do Recôncavo (UFRB)

Palavras-chave:

Educação, MST, Reforma Agrária

Resumo

O presente trabalho se propôs a analisar as potencialidades dos processos de ensino-aprendizagem da Escola Municipal Alfredo Felix Correia - MST, localizada no Assentamento Bela manhã, no Município de Teixeira de Freitas, Extremo Sul da Bahia. Os dados foram coletados a partir de narrativas orais, observação participativa, alinhada à revisão sistemática de bibliografias, a qual permitiu localizar neste modelo de educação uma distinta potencialidade pedagógica, visando refletir e construir um currículo que permite alinhar, ao conteúdo comum da Educação formal, discussões que tangem aspectos ligados à educação, partindo das realidades vivenciadas nos assentamentos, afirmando-se enquanto uma proposta pedagógica emancipatória e da luta na defesa de políticas públicas que garantam às populações camponesas o acesso à educação escolar não distante de seus próprios territórios.

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Biografia do Autor

Emerson da Silva Mendes, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Discente do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gênero e Sexualidade na Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Graduação em andamento no Curso de Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Sul da Bahia, Bacharel Interdisciplinar em Humanidades pela Universidade Federal do Sul da Bahia (2017).

Mateus Silva Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo (UFRB)

Discente no Programa de Mestrado em Educação do Campo - PPGEDUCAMPO na Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), Graduado em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (2018).

Referências

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Publicado

2020-06-19

Como Citar

MENDES, E. da S.; FERREIRA, M. S. EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA: construindo uma base emancipatória. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 202–208, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8517. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

II Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-Raciais