ARTE E CULTURA EM TEMPOS DE DISPUTAS DE NARRATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46375/reecs.v3i.11855

Palavras-chave:

Arte; Cultura; Política; Disputa de Narrativas

Resumo

O advento de uma autodenominada nova direita no campo político brasileiro, não trouxe apenas a oposição aos programas político-sociais que vinham sendo implementados nas últimas décadas. O ano de 2018 pode ser, assim, encarado como um marco importante para o debate acerca de disputas de narrativas entre grupos políticos que buscam escrever, ou reescrever, o passado e encaminhar o Brasil em distintos rumos. Neste cenário, o campo artístico e cultural não passou ileso. Questionamentos sobre programas de financiamento da área cultural, com consequente cancelamento, e mesmo a censura a exposições se tornaram comuns. Atentando às disputas que têm ocorrido nos campos da arte e da cultura, este dossiê reúne, portanto, pesquisadores/as/us que abordam aspectos desta chamada “disputa de narrativas”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Marcondes dos Santos, UECE

Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (PPGS/UECE). Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ). Graduado em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Coordenador de Pesquisa e Memória do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac) e assistente de pesquisa no projeto Difusão e Educação Patrimonial do Acervo Histórico do CPDOC/FGV. Atualmente, é pesquisador associado ao Núcleo de Sociologia da Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUSC/UFRJ) e do GRUA - Grupo de Reconhecimento de Universos Artísticos/Audiovisuais: http://www.grua.art.br (CNPq).

Marcelo Ribeiro Vasconcelos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGACL/UFJF). Doutor em Sociologia (IFCH/UNICAMP). Mestre em Sociologia (PPGSA/UFRJ). Pesquisador associado ao Núcleo de Sociologia da Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUSC/UFRJ). Coordenador da Plataforma Mario Pedrosa Atual.

Downloads

Publicado

2021-05-18

Como Citar

MARCONDES DOS SANTOS, G. .; RIBEIRO VASCONCELOS, M. . ARTE E CULTURA EM TEMPOS DE DISPUTAS DE NARRATIVAS. Revista Encantar, [S. l.], v. 3, p. e021001, 2021. DOI: 10.46375/reecs.v3i.11855. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/11855. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - INTRODUÇÃO