EXPERIVIVÊNCIAS DOS MEDIADORES ESCOLARES JUNTO A CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS

UM ESTUDO EM ESCOLAS INCLUSIVAS

Autores

  • jusceli Maria oliveira de carvalho cardoso UNEB-CAMPUS XI
  • Rosiane Silva Marques Sales

Palavras-chave:

Mediação, Deficiência, Educação, Inclusão

Resumo

A educação em seu contexto atual, tem exigido diversos olhares, reflexões, tensões e movimentos que nos impelem ao exercício da pesquisa. De tal modo, neste artigo discutimos como temática, as experivivências dos mediadores escolares junto a crianças com deficiência: um estudo em escolas inclusivas da rede pública de Serrinha. O problema que motivou o estudo foi: De que forma os mediadores escolares constroem o trabalho de mediação, junto a estudantes com deficiência? Justificamos a edificação do estudo a partir de alguns pontos: O tema surgiu a partir das vivências que tive juntamente com mediadores que passaram pela escola onde atuamos como pesquisadores e muitas indagações acerca do assunto trouxeram alguns questionamentos, pois a maior parte desses mediadores não tinham nenhum tipo de experiência com essas crianças e o pouco contato com os profissionais do AEE- Atendimento Educacional Especializado não seria suficiente para os desafios que eles iriam enfrentar. Foi nosso objetivo geral: refletir sobre a importância, o delineamento do trabalho efetivado pelo   mediador escolar nos processos educativos com crianças, assim como, ponderar quanto a necessidade da formação inicial e continuada do mediador no processo da formação pedagógica. Em relação aos objetivos específicos

foram: identificar o papel e atribuições do mediador escolar nos processos de educação de crianças com Necessidades Educativas Especiais-NEE ; descrever as práticas constituídas durante as experiências como mediadores escolares e por fim, ponderar acerca de sugestões e encaminhamentos voltados para melhoria do atendimento aos estudantes com NEE. Para fundamentar o estudo, dialogamos com autores como: Vygotsky (1989), Cardoso (2018), Silva (2009), Carvalho (2023), Santos (2011), entre outros. Quanto a metodologia, destacamos que o estudo foi de abordagem qualitativa, sendo do tipo, bibliográfica e estudo participativo utilizando das técnicas de coleta de informações, tais como: participação no curso de extensão para mediadores pedagógicos, utilizando-me de técnicas como: observação participante e entrevistas, tendo como colaboradores mediadores pedagógicos do município de Serrinha, sendo o contexto do estudo restrito a mediadores pedagógicos que atuam juntos a crianças com NEE. Em linhas gerais, o estudo revelou que: os mediadores escolares para atuar com crianças com NEE, precisam de uma formação para contribuir nos processos ensino- aprendizagem das crianças na condição da neurodiversidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

jusceli Maria oliveira de carvalho cardoso, UNEB-CAMPUS XI

Doutoranda em Educação/UNINTER-PY. Mestre em Educação Especial.Dcente da UNEB, CAMPUS XI, Membro e coordenação do GETEL/UNEB/CAMPUS XI. Professora da Educação básica.

Downloads

Publicado

2023-12-09