FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE O (DES)PREPARO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA

: REFLEXÕES SOBRE O (DES)PREPARO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA

Autores

  • Eduardo Lima de Jesus
  • Julio Cesar Gomes

Palavras-chave:

Formação continuada. Prática pedagógica. Tecnologias digitais.

Resumo

Este artigo tem o intuito de apresentar os resultados do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, UNEB Campus XI, tendo como tema “Formação docente: reflexões sobre o (des)preparo para o uso das tecnologias digitais na sala de aula”, motivado pela seguinte questão norteadora: quais os desafios e enfrentamentos do professor em sua prática pedagógica frente às tecnologias digitais? Objetivando de forma geral analisar em que medida a atual formação docente está apta a atender os desafios da prática pedagógica no aspecto do uso das tecnologias digitais na sala de aula. E como objetivos específicos: identificar os desafios e enfrentamentos do professor no contexto da prática pedagógica referente ao uso das tecnologias digitais e analisar as possibilidades pedagógicas do professor no contexto do uso das tecnologias digitais em sala de aula. Para esta investigação, foi necessário ir a campo em uma perspectiva qualitativa de pesquisa, dispondo da entrevista semiestruturada e aplicação de questionários junto a quatro professoras da educação básica das escolas públicas do município de Araci- BA. Os principais autores utilizados para fundamentar este trabalho foram: Gadotti (2011); Freire (2021); Libâneo (2013), Moran (2012), entre outros. Os resultados da ação investigativa apontam para a necessidade da ressignificação da prática pedagógica dos professores devido às novas releituras educacionais, pelo advento da inserção das tecnologias digitais em sala de aula como recurso pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-09