O Jogo físico e digital “Trilha do Resto” na compreensão dos Critérios de Divisibilidade sob a ótica de licenciandos(as) em Matemática

Autores

Palavras-chave:

Critérios de Divisibilidade. Ludicidade. Jogo físico. Jogo Digital.

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar como licenciandos(as) em Matemática formalizam os Critérios de Divisibilidade dos números Naturais por 2, 3, 5, 7, 9 e 11, com a mediação de um recurso lúdico. Para isto, nos fundamentamos em uma abordagem qualitativa de pesquisa. Em relação aos instrumentos para a coleta dos dados, foram utilizados um questionário com perguntas abertas e fechadas, bem como observações das ações dos licenciandos(as) no decorrer da vivência da oficina intitulada “O jogo físico e digital ‘Trilha do Resto’ e a institucionalização do conceito dos múltiplos e divisores de um número natural”. Esta oficina ocorreu em uma Universidade Pública Federal e foi dividida em dois momentos distintos: no primeiro momento contamos com a vivência do jogo digital e no segundo momento do jogo físico, bem como o processo de institucionalização dos Critérios de Divisibilidade. Para realizarmos a análise dos resultados, foi feita uma formalização do conceito de múltiplos e divisores de um número natural e aprofundamos na definição dos Critérios de Divisibilidade por 2, 3, 5, 7 e 9. Os resultados indicaram que os licenciandos(as) ao refletirem sobre os Critérios de Divisibilidade a partir de um recurso lúdico os associaram a forma como este é apresentado na Educação Básica, não vinculando-o a forma como este é tratado no contexto da Teoria dos Números no Ensino Superior. Além disso, puderam refletir também sobre a necessidade de diversificação de abordagens metodológicas na Educação Básica e sobre o uso do lúdico no ensino da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRINI, Álvaro; VASCONCELOS, Maria José. Praticando Matemática. 3 ed.

Renovada, São Paulo: editora do Brasil, 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática - Ensino de quinta à oitava série. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo, SP: IME-USP, 2004. 100 p.

HUIZINGA, Johan. Natureza e Significado do Jogo. In: HUIZINGA, Johan. Homo ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2017, p. 5-31

DALLABONA, Sandra Regina; MENDES, Sueli Maria Schimit. O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Revista de divulgação técnico científica do ICPG, v. 1, n. 4, p. 107 – 112, 2004.

MORI, Iracema. Matemática: Ideias e desafios, 18ª ed- São Paulo: Saraiva. 2015.

MUNIZ, Cristiano Alberto. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

PRENSKY, Marc. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Brasil: Editora Senac São Paulo, 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70 Ltda, 2011.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 1 Ed. São Paulo: Editora Cortez, 2013, p. 17.

Downloads

Publicado

2023-10-06

Como Citar

Bispo dos Santos, D., Dos Santos Montalvão, S., & Santana Silveira Nery, Érica. (2023). O Jogo físico e digital “Trilha do Resto” na compreensão dos Critérios de Divisibilidade sob a ótica de licenciandos(as) em Matemática . Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01), e202332. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18603