Oficinas do Aprender: a Formação de Professores na Produção de Objetos de Aprendizagem Potencialmente Significativos

Autores

  • Joceane Santos Dornelles Universidade Federal de Santa Maria
  • Tânia Micheline Miorando
  • João Ygor Cardoso Dias
  • Adriano Edo Neuenfeldt
  • Paulo Henrique Vieira de Macedo

Palavras-chave:

Educação Básica. Ensino Superior. Formação Inicial e Continuada de Professores. Objetos de Aprendizagem Potencialmente Significativos.

Resumo

O recorte que apresentamos é resultante de oficinas que estão sendo realizadas por integrantes do projeto intitulado “Produção e Compartilhamento de Objetos Digitais de Ensino e de Aprendizagem Potencialmente Significativos com a Educação Básica e Ensino Superior”, que tem como objetivo investigar as percepções de professores e estudantes quanto aos processos de ensino e de aprendizagem, a partir da produção e compartilhamento de materiais didático-pedagógicos como Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem Potencialmente Significativos. Nesse sentido, o projeto está pautado em uma metodologia de pesquisa-ação e está sendo desenvolvido com docentes em formação inicial, da Universidade Federal de Santa Maria e professores/as da Educação Básica da rede municipal de São Gabriel-RS. Diante disso, os resultados referentes aos relatos dos licenciandos/as ressaltam a importância de trabalhar a ludicidade na sua formação, potencializando-os/as na aprendizagem de seus saberes docentes.

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Publicado

2023-10-05

Como Citar

Santos Dornelles, J., Micheline Miorando, T., Cardoso Dias, J. Y., Edo Neuenfeldt, A., & Vieira de Macedo, P. H. (2023). Oficinas do Aprender: a Formação de Professores na Produção de Objetos de Aprendizagem Potencialmente Significativos. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01), e202303. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18602