Livro paradidático e sua presença nas edições do ENEM: alternativas para a ludicidade na Educação Matemática

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Palavras-chave:

Lúdico, Mapeamento, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

Os livros paradidáticos apresentam características singulares, tais como ficção, diversão e linguagem diferenciada daquela dos livros didáticos, que podem enriquecer o ensino de Matemática. Com o objetivo de apresentar um panorama das produções alusivas aos livros paradidáticos de Matemática nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática, analisamos qualitativamente oito trabalhos. Estes mostram as possibilidades pedagógicas desses livros, tais como o ensino de diferentes conteúdos matemáticos, o desenvolvimento de habilidades, a diversidade de gêneros textuais, temas, linguagens e abordagens, e as formas de trabalho em sala de aula. Um aspecto comum, evidenciado dentre os trabalhos analisados, é a discussão sobre como os paradidáticos de Matemática podem favorecer um ensino e uma aprendizagem de Matemática de forma mais lúdica. Assim, esses materiais auxiliam na promoção de uma educação matemática mais divertida e atraente na atualidade. Por fim, indicamos algumas sugestões para futuras investigações e aprofundamentos sobre esse tema.

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Biografia do Autor

Ana Paula Perovano, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros. Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Integrante do Grupo de Pesquisa teorEMa –Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática e do Grupo de Pesquisa Currículos em Educação Matemática.

Douglas Ribeiro Guimarães, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro) e professor de Ensino Médio e Técnico da Etec Prof. Armando Bayeux da Silva (Rio Claro-SP). Licenciado em Matemática (2019) e Mestre em Educação Matemática (2022) pela UNESP/Rio Claro. Integrante do Grupo de Pesquisa teorEMa –Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática.  Desenvolve pesquisas com os seguintes temas: Educação Matemática Crítica, Livros Didáticos de Matemática, Ensino de Geometria e GeoGebra.

Beatriz Fernanda Litoldo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Rio Claro. Mestre, em Educação Matemática pela UNESP – Rio Claro. Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é docente Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e membro do grupo de pesquisa teorEMa – Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática.

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Publicado

2023-10-05

Como Citar

Perovano, A. P., Guimarães, D. R., & Litoldo, B. F. (2023). Livro paradidático e sua presença nas edições do ENEM: alternativas para a ludicidade na Educação Matemática. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01). Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18600