Batalha Naval no Plano Cartesiano

Autores

Palavras-chave:

Jogo, Batalha Naval, Matemática, Plano Cartesiano

Resumo

Os jogos matemáticos têm grande contribuição no processo de ensino e  aprendizagem. Estes, quando usados com fins pedagógicos, auxiliam os  professores, em sua docência, com a aprendizagem. Este artigo tem como finalidade  trabalhar uma oficina com os alunos do primeiro ano do ensino médio/técnico em escolas da rede estadual da rede de ensino do estado do Espírito Santo. Esta oficina será realizada pela bolsista do Subprojeto Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência — Pibid Matemática UFES — Campus de Goiabeiras, Marilena Rebelo Coelho. O jogo que será trabalhado com os alunos  será Batalha Naval no Plano Cartesiano e visa fazer com que os alunos  consigam identificar coordenadas no plano cartesiano, localizar pontos e distância  entre dois pontos, e a partir daí, associar o resultado de quaisquer problemas geométricos no plano  cartesiano, proporcionando assim a familiarização dos alunos com o plano cartesiano e  desenvolver habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca  de suposições, reflexão, tomada de decisão, argumentação e organização, além de  promover a facilitação do ensino e aprendizagem deste conteúdo, de maneira mais  direta e eficiente. Este jogo é um recurso para o ensino-aprendizado de matemática  em Geometria Analítica Plana, visando verificar se esses jogos trazem resultados significativos para a construção do conhecimento dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf

SANTOS, I. N. dos. Explorando conceitos de geometria analítica plana utilizando tecnologias da informação e comunicação: uma ponte do ensino médio para o ensino superior construída na formação inicial de professores de matemática. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal de Ouro Preto.

https://repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/2914/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_ExplorandoConceitosGeometria.pdf

MARTIMIANO, P. C. (2013). Da batalha naval à geometria analítica. UFSCAR, São Carlos. Disponível em:https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/5951/5504.pdf?sequence=1&isAllowed=y

GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese (Doutorado Em Educação) — Universidade Estadual de Campinas, Faculdade De Educação, Campinas — SP, 2000. Disponível em:

http://matpraticas.pbworks.com/w/file/fetch/124818583/tese_grando(1).pdf . Acesso em 20 ago 2023

ORTEGA, Rodrigo. Como Surgiu o Jogo Batalha Naval. Disponível em http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-surgiu-o-jogo-batalha-naval

Publicado

2023-10-05

Como Citar

RebeloCoelho, M. (2023). Batalha Naval no Plano Cartesiano. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01), e202306. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18598