BINGO MATEMÁTICO COM EQUAÇÕES POLINOMIAIS DE PRIMEIRO GRAU

Autores

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de matemática, Oficina de Bingo Matemático, Equação Polinomial de Primeiro Grau, Álgebra

Resumo

Trata-se de um relato de experiência na área de álgebra de um Subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid Matemática UFES. Desenvolvemos uma Oficina de Bingo Matemático para explorar os conceitos de equação polinomial de primeiro grau. A oficina foi realizada em quatro turmas de primeiro ano de ensino médio/técnico da rede pública estadual na cidade de Vitória/ES, para que pudéssemos identificar, de forma lúdica, as dificuldades dos participantes quanto ao conteúdo trabalhado em anos anteriores e sanar essas dificuldades. A realização dessa experiência nos fez entender a necessidade de se desenvolver aulas interativas como forma de aprendizagem dos conteúdos, pois os alunos ficam mais interessados em aprender. A maioria dos alunos ficou surpresa em jogar um bingo com matemática e elogiaram bastante a oficina, relatando que conseguiram entender melhor o conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilena Rebelo Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Graduanda do Curso de Licenciatura em Matemática.

Nathália da Costa Dias, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU-ES)

Professora na Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU-ES) . Graduada em Licenciatura em Matemática pela UFES.

Julia Schaetzle Wrobel, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora Titular na Universidade Federal do Espírito Santo. Doutora em Matemática pelo IMPA.

Referências

GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese (Doutorado Em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade De Educação, Campinas - SP, 2000. Disponível em: http://matpraticas.pbworks.com/w/file/fetch/124818583/tese_grando(1).pdf . Acesso em 20 ago 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Carvalho Conceição, L., Coelho, M. R., Dias, N. da C., & Wrobel, J. S. (2023). BINGO MATEMÁTICO COM EQUAÇÕES POLINOMIAIS DE PRIMEIRO GRAU. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01). Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18591