Iniciação à Docência: experiências com jogos

Autores

  • Pedro Augusto Lopes Rosa Escola de Aplicação da UFPA
  • Chirlene Paulo Roldão Universidade Federal do Pará
  • Flaviana da Costa Maués Universidade Federal do Pará
  • Patrícia Oliveira Rodrigues Universidade Federal do Pará
  • Valéria Risuenho Marques Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

jogos, ludicidade, matematica, família

Resumo

Este texto tem por objetivo relatar atividades realizadas no "Dia da Família". Uma programação organizada pela Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, cujo objetivo é o de aproximar a família da escola. Essa experiência ocorreu como uma das atividades do subprojeto Alfabetização em linguagem e em matemática: experiências formativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que compõe o Programa Residência Pedagógica. Para tanto, foi organizado um conjunto de oficinas com três jogos matemáticos para trabalhar, de forma lúdica, com pais, responsáveis e filhos, momentos de aprendizagens de objetos de conhecimentos da matemática. Assim, este texto traz a descrição de como foi encaminhada a atividade, tomando como referência os registros realizados em diário de bordo e em imagens. Metodologicamente, o relato está apoiado em uma abordagem descritiva. Da experiência, é possível afirmar que o envolvimento da família com as atividades lúdicas permitem diálogos, interações e aproximações, que podem aproximar e trazer esses familiares para dentro da escola e, por conseguinte, envolvê-los com as aprendizagens de seus filhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das inteligências múltiplas. Petrópolis: Vozes, 1999.

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, Presidência da República [1996]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 set. 2022.

GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, n. 35, v.2, p. 57-63, abr. 1995.

MALUF, Ângela Maria Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. Petrópolis: Vozes, 2003.

MORETTI, Vanessa Dias; SOUZA, Neusa Maria Marques de. Educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: princípios e práticas pedagógicas. São Paulo: Cortez. 2015.

SILVEIRA, Elizangela da. O lúdico na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 2011. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) – Associação Educacional Frei Nivaldo Liebel-Assefreni Celer Faculdades, Xaxim, 2011.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Augusto Lopes Rosa, P., Paulo Roldão, C., da Costa Maués, F., Oliveira Rodrigues, P., & Risuenho Marques, V. (2023). Iniciação à Docência: experiências com jogos . Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01). Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18585