ENSINO DE GRÁFICOS E PORCENTAGENS A PARTIR DAS ELEIÇÕES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO OITAVO ANO

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática., Insubordinação Criativa, Gráficos, Porcentagem

Resumo

Fundamentadas na insubordinação criativa, acreditamos na viabilidade de discutir temas que extrapolam os conteúdos matemáticos por meio de aulas de matemática mais atrativas e criativas para os alunos. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo descrever uma sequência didática sobre gráficos e porcentagens, criada a partir da inquietação dos alunos sobre as eleições que ocorreram no país em 2022. Tais aulas foram aplicadas em uma cidade do interior do estado de São Paulo, com 24 estudantes de uma turma do oitavo ano do ensino fundamental com idade entre 13 e 15 anos, em uma escola estadual classificada como de altíssima vulnerabilidade pelo Indicador de Vulnerabilidade – QM. Para realização da atividade, os estudantes foram convidados a simular uma seção eleitoral, simulando uma votação do segundo turno das eleições, tendo que escolher um candidato para o cargo de presidente do país e outro para o de governador do estado de São Paulo. Após a simulação de votação, puderam realizar a contagem de todos os votos e construíram gráficos de colunas representando a quantidade de votos de cada candidato e calcularam suas respectivas porcentagens. Ao final foi possível realizar uma comparação percentual entre a simulação da sala com os números reais de cidades da região, do estado de São Paulo e do Brasil. Consideramos que os alunos participaram ativamente das atividades propostas e com entusiasmo deles foi possível abordar, em aulas de matemática, assuntos relacionados à cidadania e a condução de uma seção eleitoral.

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Referências

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Publicado

2023-10-05

Como Citar

Odani Oliveira, P., & Zenero de Souza, C. (2023). ENSINO DE GRÁFICOS E PORCENTAGENS A PARTIR DAS ELEIÇÕES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO OITAVO ANO . Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01). Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18583