Formação de professores: experiências formativas no contexto do PIBID/IFC

Autores

  • Isadora Guimarães IFC - campus Rio do Sul.
  • Caio Gomes Guimarães IFC - campus Rio do Sul
  • Neila de Toledo e Toledo IFC campus Rio do Sul

Palavras-chave:

Matemática. Oficina Pedagógica. Saberes Pedagógicos. Experiência.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões acerca do desenvolvimento de oficinas pedagógicas, bem como sua contribuição para a formação dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Núcleo de Matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Rio do Sul. Os bolsistas desenvolveram oficinas pedagógicas sobre o conteúdo matemático de plano cartesiano para alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Deputado João Custódio da Luz. A oficina teve início em abril, quando os bolsistas planejaram e elaboraram os materiais a serem utilizados. Em maio, foram realizados dois encontros com a turma. O primeiro encontro foi dividido em dois momentos. No primeiro, com duração de 35 minutos, foi destinado à realização de um bingo; o segundo com duração de 45 minutos, foi destinado à realização de multiplicações no geoplano. No segundo, teve a mesma duração do anterior e foi destinado à realização de atividades no plano cartesiano em escala real. Tais atividades, com propósito de promover a construção do conhecimento matemático de forma interativa e oportunizar os  alunos a serem protagonistas no  processo de ensino e aprendizagem. A experiência vivenciada permitiu que os bolsistas construíssem desenvolvendo novas habilidades como no planejamento e na organização de aulas. Assim como, auxiliou os bolsistas no desenvolvimento/aprimoramento de saberes pedagógicos necessários para seu futuro como professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Guimarães, IFC - campus Rio do Sul.

Estudante de Graduação em Licenciatura em Matemática - IFC - campus Rio do Sul.

Caio Gomes Guimarães, IFC - campus Rio do Sul

Estudante de Graduação em Licenciatura em Matemática, IFC - campus Rio do Sul.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Mec/SEB, 1998.

FIORENTINI, D; MIORIM, M. A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da Matemática. Publicado no Boletim SBEM – SP, ano 4 (1990) – n° 7. http://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/14062012_curso_47_e_51_-_matematica_-_ emersom_rolkouski_-_texto_1.pdf

LOREZANTO, S. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores / Sergio Lorenzato. 3º ed. – Campinas, SP: Autores associados, 2010.

LUCKESI, C. C. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir de experiências internas, 2005. Disponível em: www.luckesi.com.br. Acesso em: 16 de julho de 2023.

QUARTIERI, M. T.; GIONGO, I. M.; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. Problematizando o ensino de frações com um grupo de professores do ensino fundamental. Revista Linhas. Florianópolis, v. 21, n. 45, p. 381-403, jan./abr. 2020. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/download/12382/pdf/61182. Acesso: 30 set. 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-06

Como Citar

Guimarães, I., Guimarães, C. G., & de Toledo e Toledo, N. (2023). Formação de professores: experiências formativas no contexto do PIBID/IFC. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01), e202338. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18506