Criação de jogos com frações de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental em um contexto pós-pandêmico

Autores

  • Natália Pedroza UERJ
  • Daniel Cunha
  • Diego Monteiro
  • Erick Cargnel
  • Jean Felipe de Assis

Palavras-chave:

Ludicidade, Jogos, Frações, Ensino de Matemática

Resumo

Este trabalho relata uma atividade realizada com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Instituição Pública do Rio de Janeiro durante o ano de 2022, ano que ocorreu a transição do sistema de ensino remoto para o presencial. Nesse contexto, o presente texto tem como objetivo relatar como uma iniciativa lúdica pode promover benefícios pedagógicos e sociais.  A atividade consistiu na produção de jogos pelos estudantes, que envolvessem o conteúdo de frações. Fundamenta-se teoricamente a utilização de jogos no ensino da Matemática como uma estratégia pedagógica. Por fim, relata-se os benefícios observados no processo de aprendizagem dos alunos, bem como destaca o impacto positivo da atividade na interação social entre os participantes, alinhando-se às diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais).

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Referências

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Publicado

2023-10-06

Como Citar

Pedroza, N., Cunha, D., Monteiro, D., Cargnel, E., & de Assis, J. F. (2023). Criação de jogos com frações de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental em um contexto pós-pandêmico. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01), e202340. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18498

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