PEÇAS RETANGULARES - UM MATERIAL E AS MUITAS POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

Autores

  • Maríthiça Carvalho UFCG

Palavras-chave:

Material concreto. LEM. Ludicidade. Representação Semiótica.

Resumo

A experiência que relatamos neste artigo refere-se a práticas desenvolvidas nas disciplinas metodológicas, para o ensino de matemática, ministradas no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Selecionamos uma situação de exploração do material Peças Retangulares – PR, a partir do jogo Cartões dos Atributos, no contexto do LAMADEM, com 12 alunos do referido curso. A riqueza da atividade desenvolvida se expressa não somente na realização do jogo em si, mas, sobretudo, na diversidade de registros de representação semiótica mobilizados na validação dos resultados do jogo. A base teórica que fundamenta nossa experiência apoia-se nas contribuições de estudos relacionados a gestão dos espaços educativos e dos recursos didáticos, propostos por Lorenzato (2006) e Barbosa (2021), respectivamente. Mas, também, nas premissas de Duval (2003) e Damm (1999) ao discutir elementos concernentes à Teoria dos Registros de Representação Semiótica. A nossa expectativa é poder contribuir para ampliar as reflexões em torno das práticas metodológicas para o trabalho com a matemática elementar, destacando a convergência entre as representações semióticas e os aspectos da metodologia do ensino de matemática, o que inclui, evidentemente, as atividades de caráter lúdico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Pedro Ribeiro. Considerações iniciais relacionadas aos materiais didáticos - MD. Campina Grande – PB: UFCG, 2021. (mimeo).

BARBOSA, Pedro Ribeiro. (org.). O material didático Peças Retangulares. Campina Grande: EDUFCG, 2015.

DAMM, Regina Flemming. In: MACHADO, Silva Dias Alcântara. (Org). Educação Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999.

DUVAL, Raymond. Registros de Representação Semiótica e funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática. In: MACHADO, Silva Dias Alcântara. (Org). Aprendizagem em Matemática: Registros de Representação Semiótica. Campinas: Papirus, 2003.

LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sergio. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas/SP: Autores Associados, 2006.

Publicado

2021-08-29

Como Citar

Carvalho, M. (2021). PEÇAS RETANGULARES - UM MATERIAL E AS MUITAS POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202128. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12288