Ludicidade e Educação Matemática nos jogos africanos: um olhar para os valores civilizatórios afro-brasileiros

a look at Afro-Brazilian Civilizing Values

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática. Ludicidade. Mancala. Valores Civilizatórios Afro-brasileiros.

Resumo

Neste trabalho de cunho teórico, que é parte de uma pesquisa maior em desenvolvimento, objetivamos tecer algumas reflexões sobre a ludicidade enquanto valor civilizatório afro-brasileiro e como esse aspecto se coaduna nas pesquisas sobre o uso de jogos africanos na Educação Matemática, sobretudo os da família Mancala. Nesse sentido, o presente trabalho é de natureza bibliográfica e utilizamos da pesquisa qualitativa para estabelecermos nossas análises com vistas a atingirmos o objetivo. Partimos da necessidade de implementação da lei 10.639/2003 na Educação Matemática, tal lei obriga o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica. Nessa esteira, notamos por meio da literatura de pesquisa que a proposta de efetivação da lei através da utilização de jogos africanos no ensino de matemática é uma tendência, sobretudo os da família Mancala. Entendemos que os jogos africanos se alinham na perspectiva da ludicidade enquanto valor civilizatório afro-brasileiro, tal qual definido por Trindade (2013); ou seja, notamos que, de fato, como as pesquisas da área vêm apontando, os jogos africanos têm um grande potencial para a educação em relações raciais na Educação Matemática, dado que as pesquisas indicam a obtenção de resultados satisfatórios no que diz respeito ao aprendizado de matemática por meio dos jogos da família Mancala e sobretudo a valorização da cultura e história africana e afro-brasileira.

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Biografia do Autor

Washington Santos dos Reis, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Licenciando em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), bolsista de Iniciação Científica do PIBIC-UFRJ e membro dos grupos de pesquisa Laboratório de Práticas Matemáticas do Ensino (LaPraME) e Matematiqueer - Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática.

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Publicado

2021-08-29

Como Citar

Reis, W. S. dos. (2021). Ludicidade e Educação Matemática nos jogos africanos: um olhar para os valores civilizatórios afro-brasileiros: a look at Afro-Brazilian Civilizing Values. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202124. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12062