O ensino da matemática escolar no contexto da Covid 19

o lúdico como dispositivo metodológico de uma residente pedagógica

Autores

Palavras-chave:

Ensino remoto. Formação docente. Experiência. Letramento matemático.

Resumo

Neste texto objetiva-se problematizar as experiências de uma residente do Programa Residência Pedagógica (RP) do subprojeto do curso de Pedagogia da UFMA/CCSST com o lúdico no processo de ensino da matemática escolar de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Apresenta-se algumas atividades que foram desenvolvidas até o momento na área do letramento matemático escolar em um contexto pandêmico, como a utilização de tecnologias para o ensino remoto, a elaboração de planos de aulas, aulas e videoaulas do componente curricular matemática. Pode-se dizer que associar o ensino da matemática escolar com atividades lúdicas tem sido uma excelente estratégia para desenvolver a aprendizagem das crianças na fase escolar, ainda mais no cenário pandêmico. Isto tem sido uma rica experiência para o residente, aproximando-o à matemática escolar, descontruindo barreiras e traumas de sua trajetória escolar.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jónata Ferreira de Moura, Universidade Federal do Maranhão/Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia

Licenciado em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2006) e em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2009). Especialista em Educação Infantil pela Faculdadede Educação Santa Terezinha (2009). Mestre e Doutor em Educação (Educação Matemática) pelo Programa dePós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (2015-2019) com período de estágiodoutoral na Universitat de Barcelona (09/2018-02/2019). Professor Adjunto da Universidade Federal doMaranhão (CCSST/UFMA), atuando no curso de Pedagogia.

Referências

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; ALBUQUERQUE, Odla Cristianne Patriota; COUTINHO, Clara Pereira. WhatsApp e suas Aplicações na Educação: uma revisão sistemática da Literatura/WhatsApp. Revista EducaOnline, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 67-87, 2016.

FERRO, Bruno Rogério; VIEL, Franciele Vanessa. A importância do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental. Revista Científica UNAR. Araras, v.18, n.1, p.109-129, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18762/1982-4920.20190009 Acesso: 15 jun. 2021.

MOURA, Jónata Ferreira de. Narrativas de vida de professores da educação infantil na constituição da formação docente: as marcas e as ausências da matemática escolar. 2015. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade São Francisco, Itatiba, 2015.

______. Pesquisa-formação: marcas, resistências e apropriações reveladas pela escrita de si no processo de formação acadêmica do estudante de Pedagogia que ensina(rá) Matemática. 2019. 228f. Tese (Doutorado em Educação) ‒ Universidade São Francisco, Itatiba, 2019.

RAMOS, Daniela Karine; RAFAEL SEGUNDO, Fabio. Jogos Digitais na Escola: aprimorando a atenção e a flexibilidade cognitiva. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 531-550, abr./jun. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623665738

Acesso em: 20 abr. 2021.

SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; ANDRADA, Paula Costa de. Contribuições de Vigotski para a compreensão do psiquismo. Estudos de Psicologia. Campinas, v. 30, n.º 3, p. 355-365, jul./set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/F937bxTgC9GgpBJ8QhCKs6F/?lang=pt. Acesso: 15 jun. 2021.

UFMA. Edital Residência Pedagógica. PROEN, 2020. Disponível em:

http://www.ufma.br/portalUFMA/edital/Rg3V0jXYKZOYzc4.pdf

Acesso em: 20 abr. 2021.

Publicado

2021-08-29

Como Citar

Mesquita, L., & de Moura, J. F. . (2021). O ensino da matemática escolar no contexto da Covid 19 : o lúdico como dispositivo metodológico de uma residente pedagógica . Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202106. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12044