As potencialidades e os desafios lúdico-pedagógicas do Laboratório de Ensino de Matemática - LEMAT no cenário do ensino remoto emergencial

Autores

Palavras-chave:

Laboratório de ensino. Matemática. Ensino remoto emergencial. Lúdico.

Resumo

Este trabalho tem como por objetivo relatar uma experiência, de membros do laboratório de ensino de matemática – LEMAT, da Universidade de Brasília -UnB, na realização de atividades lúdica- pedagógicas, no contexto do Ensino Remoto Emergencial-ERE, para professores da escola básica e licenciandos em matemática, no período de agosto de 2020 a junho de 2021. As atividades foram desenvolvidas por meio de plataformas virtuais (Zoom, Meet, Teams) e disponibilizadas no canal do GIEM (Grupo de Investigação em Ensino da Matemática / UnB) no youtube. Para realização das atividades foram feitos estudos teóricos sobre ludicidade, o uso de tecnologias no ensino da matemática, formação de professores e ensino a distância e remoto. Posteriormente, diante das solicitações das escolas, as atividades foram planejadas e executadas com o propósito de atender as demandas, que em sua maioria eram de professores que atuavam no ensino médio. Ao final de cada atividade os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma por meio de um questionário google forms, o que possibilitou aos organizadores terem o feedback das práticas. Os resultados demonstraram que os participantes gostaram das atividades, buscaram dar continuidade ao processo educativo, fazendo uso de recursos tecnológicos, recorrendo à apropriação de conhecimentos inerentes ao ensino a distância, assim como buscando cursos, lives, e outros conteúdos disponíveis no meio digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josyane dos Santos Pereira, Universidade de Brasília

Licencianda em Matemática na Universidade de Brasília. Possui experiência como monitora de matemática e organização de eventos. Atualmente está fazendo Iniciação Científica sob orientação do Prof. Igor Lima, estudando grupos com quantidade finita de classes de conjugação e de centralizadores de elementos, abordando a conjectura de Conjectura Taghvasani-Zarrin. Participa do projeto Monitoria dos Laboratórios de Ensino sob a orientação da professora Regina Pina, mantendo a organização dos laboratórios, confeccionando materiais pedagógicos, recebendo e realizando visitas de (em) escolas e professores e aplicando oficinas.

Josyane dos Santos Pereira, Universidade de Brasília

Licencianda em Matemática na Universidade de Brasília. Possui experiência como monitora de matemática e organização de eventos. Atualmente está fazendo Iniciação Científica sob orientação do Prof. Igor Lima, estudando grupos com quantidade finita de classes de conjugação e de centralizadores de elementos, abordando a conjectura de Conjectura Taghvasani-Zarrin. Participa do projeto Monitoria dos Laboratórios de Ensino sob a orientação da professora Regina Pina, mantendo a organização dos laboratórios, confeccionando materiais pedagógicos, recebendo e realizando visitas de (em) escolas e professores e aplicando oficinas.

Brendo Oliveira Damasceno, Universidade de Brasília

Estudante de graduação em matemática na Universidade de Brasília - UnB. memnro do laboratório de ensino de matema´tica da UnB - LEMAT.

Brendo Oliveira Damasceno, Universidade de Brasília

Estudante de graduação em matemática na Universidade de Brasília - UnB. memnro do laboratório de ensino de matema´tica da UnB - LEMAT.

Raiane Lopes da Cruz, Universidade de Brasília

Graduanda do curso de  licenciatura em matemática da Universidade de Brasília - UnB. Membros do laboratório de ensino de matema´tica da UnB - LEMAT.

Magno Ramos Azevedo, Universidade de Brasília

Graduando do curso de lecenciatura em matema´tica da Universidade de Brasília - UnB. Memrbo do laboratório de ensino de matema´tica da UnB - LEMAT.

Rafaela Santos dos Nascimento, Universidade de Brasília

Graduanda do curso de licenciatura em matemática da Universidade de Brasília - UnB. Membro do laboratório de ensino de matema´tica da UnB - LEMAT.

Referências

BERTONI, N. E, e GASPAR, M. T. J. Laboratório de ensino de matemática da universidade de Brasília. 2006, pag. 137.

CAVALCANTE M. A.; PIFFER, A.; NAKAMURA, P. O Uso da Internet na Compreensão de Temas de Física Moderna para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 23, n. 1, p.108-112, 2001.

GOIS, A. Incertezas, possibilidades e o que haverá de sólido na educação depois da pandemia. In: CASTRO, J. R. (Org.). O Mundo Pós-Pandemia: reflexões sobre uma nova vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2020, p.107-112.

LORENZATO, S. O. O laboratório de ensino matemático na formação de professores. 3º ed. Campinas, SP. Autores associados. 2012.

MORAN, J. Metodologias ativas para aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto

Alegre: Penso, 2018, p. 1-16.

NOGUEIRA, J.S., RINALDI, C., FERREIRA, J.M.; PAULO, S.R. Utilização do Computador como Instrumento de Ensino: uma Perspectiva de Aprendizagem Significativa. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 22, n. 4, p. 517-522, 2000.

SÁ, Antônio Villar Marques; NOGUEIRA, C. A.; JESUS, B. G. Anais do II Encontro de Aprendiza¬gem Lúdica. 2017. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23065. Acesso em: 29 abr. 2017.

SÁ, A.V. M; SILVA, A. J. N.; BRAGA, M. D.; SILVA, O. Ludicidade e suas interfaces. Brasília: Liber Livro, 2013.

SANTOS, S. M. P (Org.). O lúdico na formação do educador. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

SILVA, W. P.; SILVA, C.M.D.P.S; SILVA, C.D.P.S.; SOARES, I.B.; SILVA, D.P.S.; Apresentação do Software Educacional "Vest21 Mecânica". São Paulo: Revista Brasileira de Ensino de Física. V. 24, n. 2, p. 221-231, 2002.

Publicado

2021-08-29

Como Citar

Braga, M. D., dos Santos Pereira, J., dos Santos Pereira, J., Oliveira Damasceno, B., Oliveira Damasceno, B., Lopes da Cruz, R., Ramos Azevedo, M., & Santos dos Nascimento, R. (2021). As potencialidades e os desafios lúdico-pedagógicas do Laboratório de Ensino de Matemática - LEMAT no cenário do ensino remoto emergencial. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202112. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12042