A RELAÇÃO ENTRE NÚMEROS E QUANTIDADES: um relato de experiência de atividade realizada com pré-escolares

Autores

Palavras-chave:

Lúdico. Ensino de Matemática. Educação Infantil.

Resumo

Este trabalho consiste em um relato de experiência resultante de atividades extensionistas, vivenciadas por voluntários do Projeto de Estimulação Precoce na Primeira Infância (PEPPI/UFAL), realizadas em um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado em um bairro periférico da cidade de Maceió, capital do Estado de Alagoas, no mês de agosto do ano de 2018. A atividade desenvolvida pelos voluntários foi intitulada de “Relacionando números e quantidades”, esta objetivou estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças, através da matemática. A atividade realizada com uma média de 15 alunos, consistiu em duas etapas, na primeira etapa foi solicitado que os alunos colocassem a quantidade de personagens de acordo com o número que estava escrito em um cartaz, já na segunda etapa, foi desenvolvido a escrita dos numerais. Através da aplicação da atividade foi possível estimular a aprendizagem a partir da ludicidade, onde por meio de jogos e brincadeiras, as crianças podem aprender diversos assuntos, como a matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilker Araújo de Melo, Universidade Federal de Alagoas

Acadêmico de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e de Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. É bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), onde realiza a pesquisa intitulada de: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE ?PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS COM TECNOLOGIAS MÓVEIS E UBÍQUAS? ENTRE OS ANOS 2010 E 2019. É monitor voluntário da disciplina de POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática. (GPTPEM/Cnpq/UFAL) e do coletivo Protagonismo em Ação. Membro da Gestão 2019 - 2020 do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire (Gestão O CAPed Somos Nós: Protagonismo em Ação). Atuou como professor das disciplinas de MATEMÁTICA, CIDADANIA e ARTE nas séries do Ensino Fundamental II. Atualmente leciona no 5º ano do Ensino Fundamental I. Membro do projeto de extensão Projeto de Estimulação Precoce na Primeira Infância (PEPPI/AISCA/Cnpq/UFAL). Atuou como professor voluntário no Cursinho Popular PerifaEnsina e na Associação Esperança e Vida - Projeto Thallita, lecionando a disciplina de MATEMÁTICA para alunos do Ensino Médio na modalidade preparatória para vestibular e ENEM

Barbara Vitória dos Santos Torres, Universidade Federal de Alagoas

Atualmente é acadêmica do curso de bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas - Campus A.C. Simões, Maceió. Monitora do Projeto de Estimulação Precoce na Primeira Infância (PEPPI/UFAL). Membro do Grupo de Pesquisa Integral de Saúde da Criança e do Adolescente (AISCA/Cnpq/EENF/UFAL). Diretora de Marketing da Liga Interdisciplinar de Neonatologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (LINEO/UNCISAL). Membro da Liga Acadêmica de Pediatria Multidisciplinar da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (LAPEM/UNIRIO). Exerceu atividade de bolsista pelo Projeto de Extensão Barreira Sanitária Contra COVID-19 (2020) da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (FUNDEPES). Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.

Ana Carolina Santana Vieira, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (2017). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas (2014). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Alagoas (2004). Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Realiza pesquisas nas áreas de dor neonatal e crescimento e desenvolvimento infantil. É Coordenadora do Projeto de Extensão "Projeto de Estimulação Precoce na Primeira Infância - PEPPI" e Líder do Grupo de Pesquisa Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente. Membro da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) e da Rede Estadual da Primeira Infância de Alagoas (REPI-AL)

Referências

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Formação pessoal e social. v. 3. Brasília: MEC, 1998.

CIRILO, R. L. A importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, p. 15. 2015.

COSTA, R. C.; GONZAGA, C. R.; MIRANDA, J. C. Avaliação do jogo didático “desafio da reprodução” como ferramenta para abordagem de temas relacionados à vida sexual. Acta Biomédica Brasiliensia, v. 7, n. 2, p. 50-58, 2016. Disponível em: <https://actabiomedica.com.br/index.php/acta/article/view/153/123>. Acesso em: 22 de maio de 2021.

MELO, W. A.; VIEIRA, A. C. S.; OLIVEIRA, C. A. Aprender brincando: relato de experiência de atividade realizada com pré-escolares. In: I Congresso Online Nacional de Ensino de Química, Física, Biologia e Matemática - CONE-QFBM, v. 1, n. 1. 2020. Disponível em: <https://cdn.congresse.me/ekpprtm3wetkdakqkp6utlfnc9xu>. Acesso em: 22 de maio de 2021

NASCIMENTO, J. A. A.; MORAES, S. P. G. Reflexão sobre o ensino de matemática na infância. In: Semana de Pedagogia da UEM, v. 1, n. 1, 2012, Maringá. Anais… Maringá: UEM, 2012.

NUNES, F. L. P.; SARACENI, G. C. M. G. O lúdico no aprendizado da matemática na educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Curso de Pedagogia, Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium. Lins - SP, p. 56. 2013.

PIAGET, J.; INHELDER, B. A psicologia da criança. 18. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

SOUZA, J. B. A invisibilidade do gênero nas discussões das mulheres professoras de Matemática. Dissertação (Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 97, 2020.

Publicado

2021-08-29

Como Citar

de Melo, W. A., Torres, B. V. dos S. ., & Vieira, A. C. S. (2021). A RELAÇÃO ENTRE NÚMEROS E QUANTIDADES: um relato de experiência de atividade realizada com pré-escolares . Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202111. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12040