Brincando de fazer compras – Relato de uma experiência lúdica na Educação Infantil

Autores

  • Thayná Reis Universidade Federal do Paraná
  • Leticia Eugenio de Morais Universidade Federal do Paraná
  • Leticia Eugenio de Morais Universidade Federal do Paraná
  • Neila Tonin Agranionih

Palavras-chave:

Matemática na Educação Infantil. Mercadinho. Ludicidade.

Resumo

Este trabalho se refere a uma proposta de atividade lúdica envolvendo a matemática na Educação Infantil a partir da brincadeira de fazer compras em um mercadinho. As atividades foram desenvolvidas por uma dupla de bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) que atuavam na turma de Pré II, com crianças de 4 a 5 anos em um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) da cidade de Curitiba/PR. A atividade envolveu as noções matemáticas de contagem, número e quantidade. A partir de uma roda de conversa, foi apresentada às crianças uma lista de compras, a qual elas deveriam seguir para comprar os itens no mercadinho. Foi possível notar que se envolveram na brincadeira, participando com interesse e alegria, o que oportuniza ressaltar a possibilidade de trabalho com a matemática na Educação Infantil quando trabalhada de modo lúdico e contextualizada no universo infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CURITIBA. Currículo de Curitiba: Diálogos com a BNCC. Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. 2019
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
MONTEIRO, Priscila. As crianças e o conhecimento matemático: Experiências de exploração e ampliação de conceitos e relações matemáticas. ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, novembro de 2010.
SOMMERHALDER, Aline; ALVES, Fernando Donizete. Jogo e a Educação da Infância muito prazer em aprender. Curitiba-PR: CRV, 2011.

Publicado

2021-08-29

Como Citar

Reis, T., Morais , L. E. de ., Morais , L. E. de ., & Agranionih, N. T. (2021). Brincando de fazer compras – Relato de uma experiência lúdica na Educação Infantil. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202109. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12039