A Conexão entre Literatura Infantil e Probabilidade no Universo Infantil

Autores

Palavras-chave:

Probabilidade., Literatura Infantil, Ensino Fundamental, Anos Iniciais

Resumo

O presente estudo objetiva discutir as características de um livro infantil estruturado à luz das demandas cognitivas de Bryant e Nunes (2012) sobre Probabilidade.  Iremos ainda abordar os construtos teóricos que apoiaram o desenvolvimento do livro e sua contribuição para o desenvolvimento de compreensões sobre Probabilidade, numa relação interdisciplinar entre Linguagem e Matemática. Foi desenvolvido um livro infantil, intitulado O Clubinho, pela autora do presente trabalho e pelo Prof. Dr. José Ivanildo Felisberto de Carvalho, com ilustração de Waleska Diniz, e que apresenta 8 histórias que envolvem situações de sorteio, jogos e acaso. Para ao desenvolvimento dos conceitos probabilísticos presentes no livro, nos baseamos nas contribuições de Bryant e Nunes (2012) que apontam as demandas cognitivas necessárias para a construção de aprendizagens em Probabilidade, sendo abordadas três delas: a aleatoriedade, o espaço amostral e a comparação/quantificação de probabilidades, a partir de diversos focos probabilísticos relacionados a elas. Foram analisados e discutidos os elementos matemáticos e linguísticos presentes na obra, tendo como principal contribuição a exploração de noções probabilísticas em contextos familiares as crianças, rompendo com a abordagem focada apenas nos procedimentos de cálculo que marcaram o ensino de Probabilidade por muito tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilly Rayane Moura Diniz Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica - UFPE e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Foi bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES) e tem experiência docente em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Integrante do Grupo de Pesquisa do CNPq - Grupo de Estudo em Educação Estatística no Ensino Fundamental - Gref, coordenado pela Professora Doutora Gilda Lisbôa Guimarães e o Professor Doutor José Ivanildo Felisberto Carvalho. Pesquisa na área de Educação Matemática, especialmente nos seguintes temas: Probabilidade, Estatística, Estruturas Aditivas e Multiplicativas (em particular o Raciocínio Combinatório), e Geometria, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Acervos complementares: alfabetização e letramento nas diferentes áreas do conhecimento. Brasília, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRYANT, P. NUNES, T. Children’s understanding of probability: a literature review. Nuffield Foundation. 2012, 86p. Disponível em: <http://www.nuffieldfoundation.org/sites/default/files/files/Nuffield_CuP_FULL_REPORTv_FINAL.pdf >. Acessado em 06.04.2019.

LEAL, T. F. LIMA, J. M. Obras Complementares: cada livro, uma viagem. In: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: a heterogeneidade em sala de aula e os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização: ano 02, unidade 07. Brasília: MEC, SEB, 2012.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

SMOLE, K. C. S. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SMOLE, K. C. S. DINIZ, M. I. Ler e aprender matemática. In: SMOLE, K. C. S. e DINIZ, M. I. (Orgs). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

SOUZA, C. O. Limites entre a função pedagógica da literatura e o pedagogismo. In: II Seminário Pesquisa e Extensão na Graduação. Anais... II SEPEG, Campos Belos, 2014. v. 1.

ZILBERMAN, R. SILVA, E. T. da. (orgs.). Literatura e pedagogia: Ponto e contraponto. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.

Publicado

2021-08-29

Como Citar

Santos, E. R. M. D. (2021). A Conexão entre Literatura Infantil e Probabilidade no Universo Infantil. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202108. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12020