O uso dos jogos: tabuleiro algébrico e corrida de obstáculos, como recursos facilitadores no ensino de expressões algébricas

Autores

Palavras-chave:

Matemática. Álgebra. Ludicidade. Jogos.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o resultado de um projeto sobre a utilização de dois jogos como recurso facilitador para o ensino de expressões algébricas desenvolvido na Escola Jandira Henderson e Silva, Moju, Pará. A pesquisa procedeu-se em quatro etapas, na primeira etapa efetuou-se um ensino relativo ao conteúdo de expressões algébricas; na segunda etapa aplicou-se uma atividade avaliativa; a terceira etapa compreendeu a realização de uma nova aula e a última etapa correspondeu a reaplicação da atividade avaliativa. O jogo não tem só o poder de tornar as aulas mais dinâmicas, mas sim, ser útil para que o professor seja capaz de identificar as principais dificuldades dos seus alunos, servindo de diagnóstico de aprendizagem. A partir da análise dos gráficos pode-se inferir que houveram mudanças no nível de compreensão dos alunos concernentes ao assunto estudado. Em vista disso, aconselha-se que é sempre importante reaver as metodologias existentes e propor outras que diferenciem da didática tradicional, trazendo propostas.

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Referências

Referências

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Publicado

2021-08-29

Como Citar

Ribeiro, J., Leal, J. ., & Rodrigues, A. (2021). O uso dos jogos: tabuleiro algébrico e corrida de obstáculos, como recursos facilitadores no ensino de expressões algébricas. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202107. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12014