Ressignificação da pratica pedagógica: contribuições da autoscopia para a formação do professor

Autores

  • Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Lucimar Gracia Ferreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Lúcia Gracia Ferreira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Resumo

O estudo objetivou analisar a visão dos professores sobre as ações de violência psicológica na relação professor-aluno utilizando a autoscopia como ferramenta de ressignificação da prática educativa. Foram participantes desta pesquisa, uma professora e seus respectivos alunos de uma turma de 1º e 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública. Para a coleta dos dados foi utilizado como instrumentos a observação com recurso do diário de campo, vídeogravação e autoscopia. As ações identificadas como violência psicológica foram: rejeição, humilhação e indiferença. A visão apresentada pela professora sobre a sua prática pedagógica foram sustentadas pelas justificativas acerca da sua postura em sala de aula como estratégias para relacionar a sua atuação à condição da turma/alunos (níveis diferenciados, falta de material didático e auxilio profissional). As manifestações verbais da professora confirmaram além da insatisfação, a má vontade em orientar as crianças que apresentavam dificuldades na aprendizagem. No entanto, ponderamos pelo observado nas sessões de autoscopia, que as atitudes da professora podem representar uma condição de cansaço, de ter que lidar com situações para as quais, muitas vezes, o professor não está preparado ou não tem o apoio institucional necessário para o enfrentamento das dificuldades do cotidiano escolar. As relações vivenciadas nessa investigação confirmam que autoscopia contribuiu para o processo de reflexão e construção de experiências inovadoras que podem promover mudanças na prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Psicologia. Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Coordenadora do Centro e Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos – CEPEP/GEPEP/UESB

Lucimar Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Educação Básica (Municipal de Itapetinga). É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos – GPEP – UESB-BA

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos – GPEP – UESB

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Publicado

2020-10-24