Práticas de leitura e escrita no Ensino Superior por uma acadêmica surda usuária de Libras na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Sirlara Donato Assunção Wandenkolk Alves Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Carlos Antonio Jacinto Universidade Federal de Viçosa
  • Michelle Nave Valadão Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Esta pesquisa traz uma discussão sobre o letramento de uma estudante surda no Ensino Superior, que estabelece um diálogo entre os Estudos dos Surdos  e a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Dessa forma, delineamos uma reflexão sobre a trajetória educacional de uma graduanda surda  que apresenta  dificuldades de leitura e de escrita do Português. Nesse sentido, ainda que ela esteja no ensino superior, foi requisitado, por parte dos docentes e da Pró reitoria de ensino da universidade em que ela está matriculada, ações voltadas para o letramento em Libras e em Português, visando a permanência da estudante no ambiente acadêmico. Nesse sentido, este artigo propõe descrever três momentos de atuação, cada qual voltado para atender necessidades distintas. Os resultados das ações desenvolvidas apontam que as práticas de letramento precisam dialogar com as necessidades do educando, o que para a estudante surda envolveu a ampliação do usos da língua de sinais e o acesso aos diferentes gêneros textuais pertinentes ao ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirlara Donato Assunção Wandenkolk Alves, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestre em Linguística aplicada e graduada em Letras (Português/Francês) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). No momento, atua enquanto Professora Assistente I na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, lotada no Centro de Formação de Professores, na área de Letras/Libras

Carlos Antonio Jacinto, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Letras (Português-Espanhol) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestrando em Linguística Aplicada pela mesma instituição. E-mail: calosantoniojacinto18@gmail.com

Michelle Nave Valadão, Universidade Federal de Viçosa

Doutora e mestre em Medicina. Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (USP).. Atualmente é professora do Departamento de Letras e atua enquanto Pró-reitora de Ensino da Universidade Federal de Viçosa (UFV). E-mail:Michele.nave@ufv.br

Downloads

Publicado

2020-10-23