Currículos, sexualidades e professoralidades

espaços de disputa da diferença

Autores

  • Maria Goretti Ramos de Oliveira Universidade do Estado da Bahia
  • Rosane Meire Vieira de Jesus Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que intenta discutir como os docentes da Educação Básica das redes Municipal e Estadual de uma cidade no interior da Bahia agenciam subjetividades nas negociações curriculares diante de performatividades que envolvem corpo, gênero e sexualidades. O conceito de diferença ou différance derridiano atravessa a perspectiva de currículo como lugar de enunciação e negociação, ou seja, o currículo é pensado num campo discursivo. A discussão de sexualidades e gênero como performatividade bluteriana é acionada na compreensão das professoralidades dos sujeitos da pesquisa. Para a produção de dados e informações desta pesquisa, foi utilizado o Grupo de Experiência, que é um dispositivo metodológico de compartilhamento de experiências formativas, acionadas por obras artísticas, disponibilizadas pelas pesquisadoras. A análise das narrativas foi norteada pelas hermenêuticas filosóficas gadameriana, com a intenção de seguir as pistas interpretativas que construíram os cenários da pesquisa. Como resultado da pesquisa, compreendeu-se como das narrativas dos docentes emergem as suas negociações com os atravessamentos no currículo das questões de corpo, gênero e sexualidades. Tais disputas curriculares, sempre políticas, possibilitam fugas e rasuras que movimentam os habitantes da escola de modo que o currículo burocratizado e prescritivo é desestabilizado e, por consequência, produz outros arranjos, outras sociabilidades.

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Biografia do Autor

Maria Goretti Ramos de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Mestra em Educação e Diversidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade, Mestrado Profissional, Universidade do Estado da Bahia. Professora efetiva da Rede Estadual de Educação da Bahia e da Rede Municipal de Educação do Município de Conceição do Coité, Bahia

Rosane Meire Vieira de Jesus, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade, Mestrado Profissional, Departamento de Educação, Campus de Conceição do Coité, Universidade do Estado da Bahia

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Publicado

2020-10-22